Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ministério Público defende cassação de Sergio Moro

Manifestação foi lida pelo procurador Marcelo Godoy em sessão no TRE.

01/04/2024 às 16:53

O Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu nesta segunda-feira (1º) a cassação do senador Sergio Moro (União-PR).

PUBLICIDADE

A manifestação foi lida pelo procurador Marcelo Godoy durante a sessão na qual o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná julga dois processos nos quais o PT e o PL acusam Moro de abuso de poder econômico pela suposta realização de gastos irregulares no período de pré-campanha em 2022.

Em 2021, Moro estava no Podemos e realizou atos de pré-candidatura à Presidência da República. De acordo com a acusação, houve “desvantagem ilícita” em favor dos demais concorrentes ao cargo de senador diante dos “altos investimentos financeiros” realizados antes de Moro deixar a sigla e decidir se candidatar ao Senado pelo União.

Conforme a acusação, foram gastos de aproximadamente R$ 2 milhões oriundos do Fundo Partidário com o evento de filiação de Moro ao Podemos, com a contratação de produção de vídeos para promoção pessoal e consultorias eleitorais.

Durante a sustentação, o procurador reiterou parecer a favor da cassação, publicado em dezembro do ano passado, e citou que houve “benefício pessoal” de Moro em parte dos gastos realizados.

PUBLICIDADE

“A procuradoria manifesta-se pela procedência parcial dos pedidos para que se reconheça a prática do abuso de poder econômico, com a consequente cassação da chapa eleita e a decretação da inelegibilidade do titular [ Moro] e do primeiro-suplente [Luiz Felipe Cunha]”, afirmou.

O julgamento prossegue para a manifestação do voto do relator, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza. Mais seis magistrados poderão votar.

Caso o julgamento não seja concluído hoje, o TRE reservou mais duas sessões para os dias 3 e 8 de abril para o término do julgamento.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Eleições 2026

Pré-candidatura de Maria do Carmo sofre nova baixa e Jefferson Coronel surge com equipe de Omar Aziz

Movimentação nos bastidores reforça sequência de perdas na pré-campanha do PL antes do início oficial da corrida pelo Governo do Amazonas.

há 4 horas

Brasil

Avião de pequeno porte cai no Tocantins e deixa dois mortos; veja o vídeo

Aeronave seguia para o Pará quando caiu em uma área rural de Palmas; uma terceira pessoa foi socorrida com vida.

há 4 horas

Mundo

Fumaça de incêndios no Canadá ameaça final da Copa entre Espanha e Argentina nos EUA

Poluição encobre Nova York e Nova Jersey, preocupa autoridades e coloca em alerta a decisão do Mundial neste domingo (19).

há 4 horas

Amazonas

Jovem descobre aprovação na OAB diante do túmulo da mãe e emociona

Thales Giovanne escolheu o cemitério onde estão sepultadas as duas maiores incentivadoras de sua trajetória para conferir o resultado do exame da Ordem.

há 4 horas

Polícia

Policial civil é preso em flagrante por ameaçar e perseguir ex-companheira em Manaus

Agente foi detido após denúncia de violência doméstica; polícia apreendeu uma pistola com numeração suprimida durante a ocorrência.

há 5 horas