O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

Moraes determina bloqueio mundial de contas de bolsonaristas no Twitter e Facebook

O ministro determinou o bloqueio de 16 contas do Twitter e 12 do Facebook de bolsonaristas, sob ameaça de multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento.

Por Hugo Guimarães

31/07/2020 às 08:37

Reuters

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio mundial de contas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no Twitter e no Facebook, segundo decisão divulgada nesta quinta-feira, após considerar que uma ordem anterior dele havia sido cumprida apenas parcialmente no âmbito do inquérito das fake news.

PUBLICIDADE

Em decisão divulgada na semana passada, Moraes determinou o bloqueio de 16 contas do Twitter e 12 do Facebook de bolsonaristas, sob ameaça de impor multa diária de 20 mil reais por perfil às redes sociais em caso de descumprimento.

Contudo, em nova decisão divulgada nesta quinta-feira, o ministro do STF disse que houve um “cumprimento parcial” do bloqueio de contas. Segundo laudo pericial citado por Moraes no despacho, as redes sociais continuam permitindo aos perfis bloqueados no Brasil que sejam acessados por meio de endereços de IP de fora do país.

“Diante desse fato, intimem-se novamente as empresas Twitter e Facebook para que cumpram integralmente a decisão de 26/5/2020, reiterada em 22/7/2020, independentemente do acesso a essas postagens se dar por qualquer meio ou qualquer IP, seja do Brasil ou fora dele (nos termos da conclusão do laudo pericial acima transcrita)”, disse Moraes.

PUBLICIDADE

“Fixo para cumprimento o prazo de 24 horas, sob imposição de continuidade da multa diária no valor de 20 mil reais por perfil indicado e não bloqueado no prazo fixado”, completou.

Procurados, Facebook e Twitter não responderam de imediato a um pedido de comentário.

PUBLICIDADE

As contas suspensas incluem nomes como Sara Geromini, conhecida como Sara Winter, que organizou um grupo paramilitar de defesa do governo; Allan dos Santos, dono do blog bolsonarista Terça Livre; o presidente do PTB, Roberto Jefferson; e o dono de redes de lojas Havan, Luciano Hang, entre outros.

A determinação da suspensão das contas foi feita por Moraes dentro do inquérito das fake news, sob o argumento de “interromper discursos criminosos de ódio”.

PUBLICIDADE

No fim de semana, Bolsonaro anunciou em suas redes sociais que havia acionado a Advocacia-Geral da União para entrar com uma ação no Supremo pedindo a suspensão do bloqueio das contas.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Bolsa Família de julho começa a ser pago nesta sexta-feira (18); confira o calendário

Para ter acesso ao benefício, é necessário que a renda mensal por pessoa da família seja de até R$ 218.

há 6 minutos

Brasil

Estudante de medicina morre após complicações em cirurgia de mamoplastia

Ana Lima, de 20 anos, estava internada desde o dia 7 de julho.

há 23 minutos

Amazonas

Chico Preto detona acordo entre Marina Silva e Renan Filho sobre a BR-319: ‘conversa fiada’

Ex-vereador afirma que novo plano para a BR-319 reinicia todo o processo de licenciamento e mantém o Amazonas no atraso.

há 43 minutos

Rondônia

BR-364 adotará sistema sem cancela e tarifa por quilômetro rodado; entenda

Sistema de cobrança eletrônica substituirá cabines físicas e promete fluidez no tráfego.

há 48 minutos