A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Motociclistas lotam Câmara Municipal de Manaus em audiência sobre regulamentação do ‘Motouber’

Audiência Pública debate regras para transporte de passageiros por motocicletas via aplicativos.

Por Jonas Souza

10/11/2025 às 15:11 - Atualizado em 10/11/2025 às 15:38


Notícias de Política – Câmara Municipal de Manaus (CMM)
ficou lotada na manhã desta segunda-feira (10/11) durante uma Audiência Pública que reuniu centenas de motociclistas para discutir a regulamentação do serviço de transporte de passageiros e entregas por motocicletas via aplicativos, conhecido popularmente como “Motouber”.

PUBLICIDADE

Leia mais: Barco alugado em Manaus para hospedagem de Lula na COP30 gera representações na PGR e no TCU

O debate teve como pauta o Projeto de Lei nº 713/2025, que propõe regras e parâmetros para o funcionamento da atividade na capital amazonense. A proposta busca garantir segurança aos usuários e condutores, formalizar a profissão e organizar o transporte por aplicativos de duas rodas em Manaus.

A audiência contou com a presença de vereadores, representantes da categoria, membros do Executivo municipal e especialistas em mobilidade urbana, que discutiram os impactos e desafios da medida.

Principais regras propostas no projeto

Para os condutores:

PUBLICIDADE
  • Ter idade mínima de 21 anos;

  • Possuir CNH categoria A há pelo menos 2 anos;

  • Apresentar registro de atividade remunerada (EAR);

  • Entregar certidão negativa de antecedentes criminais;

  • Concluir curso especializado, que poderá ser oferecido gratuitamente pelo poder público em parceria com o Detran-AM.

Entre os pontos previstos no projeto estão critérios mínimos para o exercício da função, como idade mínima de 21 anos, CNH categoria A há pelo menos dois anos, registro de atividade remunerada (EAR) e certidão negativa de antecedentes criminais.
Também está prevista a criação de um curso de capacitação específico, que poderá ser oferecido em parceria com o Detran-AM.

Para as motocicletas:

  • Ter até 10 anos de fabricação;

  • Cilindrada mínima de 110cc;

  • Estar licenciadas e equipadas com capacetes certificados e itens de segurança obrigatórios.

Para as plataformas digitais:

  • Deverão se registrar no município e manter matriz ou filial em Manaus;

  • Oferecer seguro de responsabilidade civil;

  • Garantir rastreamento via GPS e botão de emergência nos aplicativos;

  • Implementar sistema de avaliação mútua entre usuários e condutores.

O projeto também prevê sanções em caso de descumprimento das normas, como advertência, multa, suspensão e até revogação do registro das plataformas.

A proposta segue em análise na Câmara Municipal de Manaus e ainda passará por novas etapas antes da votação final em plenário. Enquanto isso, os motociclistas prometem manter a mobilização até que a categoria seja oficialmente reconhecida por lei.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Esporte

Próximo jogo do Brasil na Copa: veja data e horário nas oitavas de final

Seleção Brasileira derrotou os japoneses por 2 a 1 e agora terá quase uma semana de preparação para o mata-mata do Mundial.

há 10 minutos

Amazonas

Caprichoso conquista o pentacampeonato do Recicla, Galera 2026 no Festival de Parintins

Boi azul vence a edição de 2026 da competição ambiental e reforça liderança em ações de reciclagem durante o Festival Folclórico de Parintins.

há 37 minutos

Amazonas

Vídeo mostra fila de embarcações deixando Parintins após encerramento do festival

Milhares de turistas e torcedores iniciaram o retorno a Manaus na manhã desta segunda-feira (29).

há 55 minutos

Mundo

Laudo Azul: ação do deputado Mário César Filho leva consulta com neuropediatra para mais de 100 crianças em Manaus

Ação do deputado Mário César Filho amplia acesso ao diagnóstico de autismo e já reúne mais de 7 mil famílias cadastradas no Amazonas.

há 57 minutos

Brasil

Dono de páginas de fofocas é preso suspeito de inventar histórias de moradores e cobrar para apagar posts

Investigação aponta que jovem cobrava para remover publicações ofensivas e já é investigado por casos semelhantes.

há 1 hora

Ao Vivo