A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

“Não funciono na base da ameaça”, diz Hugo Motta após bate-boca com Carlos Jordy na Câmara

Presidente da Casa reagiu a críticas sobre retirada de destaque na PEC dos Precatórios e disse que não aceita intimidações durante votações.

Por Hugo Guimarães

16/07/2025 às 07:48 - Atualizado em 05/08/2025 às 11:27

Foto: Agência Câmara

Notícias de Política – Durante a sessão da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (15), a votação da PEC dos Precatórios foi marcada por um embate acalorado entre o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), vice-líder da Minoria. A discussão girou em torno da retirada de um destaque da proposta, supostamente sem o aval da liderança do PL, o que foi negado por Motta.

PUBLICIDADE

Jordy protestou no plenário ao alegar que o requerimento para votar um trecho em separado havia sido excluído sem autorização do líder do partido, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Segundo ele, o destaque era considerado importante pela legenda. Em resposta, Hugo Motta interrompeu o colega e rebateu:

— A secretaria-geral da Mesa não retiraria um destaque sem autorização do líder. Queria que o senhor ligasse para o seu líder e viesse aqui para a Mesa, porque nesta Mesa tem pessoas de bem que jamais tirariam um destaque sem autorização — afirmou o presidente da Câmara.

Leia mais: Câmara pagou mais de R$ 807 mil a funcionária fantasma ligada ao gabinete de Hugo Motta

A tensão aumentou quando Jordy insinuou que, caso a situação não fosse revertida, a bancada do PL e a minoria votariam contra a proposta. A declaração provocou uma reação firme de Motta:

PUBLICIDADE

— Não tem problema [votar contra]. Eu não funciono na base da ameaça. O senhor orienta como quiser. O senhor não coloque as coisas assim diante dessa presidência. Eu não admito isso de ‘se fizer isso, eu faço isso’. Comigo não funciona — disparou.

Apesar das tentativas de reverter a decisão, Motta informou que o prazo para apresentação de destaques já havia se encerrado. A votação em segundo turno da PEC dos Precatórios seguiu normalmente e acabou sendo aprovada.

A proposta altera os prazos para o pagamento de precatórios por parte dos municípios, tema que tem mobilizado tanto o governo quanto a oposição nos últimos meses. O episódio evidencia a tensão crescente entre blocos partidários e a presidência da Câmara, em um momento de intensas negociações legislativas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Esporte

Amazonense Gigi Canuto se aproxima do UFC e desponta entre as promessas do MMA feminino

Lutadora de Manaus ganhou projeção internacional após participação no The Ultimate Fighter e segue em busca de uma vaga na principal organização de MMA do mundo

há 14 minutos

Polícia

Trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus e suspeito foge para área de mata

Caso é investigado como homicídio e polícia apura histórico do suspeito.

há 23 minutos

Beruri

Prefeito Emerson Melo acompanha obras e amplia pavimentação na zona rural de Beruri

Comunidade Bela Vista recebe segunda etapa da pavimentação e se torna a quinta localidade rural beneficiada pela gestão municipal

há 35 minutos

Eleições 2026

Autoritária: Maria do Carmo se enfurece e emite nota de ameaça a correligionários do PL

Nota divulgada pela empresária expõe o clima de tensão dentro do PL Amazonas e amplia o desgaste entre aliados.

há 37 minutos

Polícia

Homem é baleado na mão em tentativa de homicídio na zona norte de Manaus

Caso ocorreu no bairro Cidade Nova e vítima foi levada ao Hospital Platão Araújo.

há 1 hora