Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Nova lei na Venezuela pode ameaçar existência de ONGs e Associações Civis

O projeto em questão, apelidado de “Lei de Combate à Sociedade”, está em análise na Assembleia Nacional.

Por Hugo Guimarães

27/02/2024 às 09:15 - Atualizado em 29/02/2024 às 16:48

A situação política e social na Venezuela continua a enfrentar desafios significativos, com a corrupção e os abusos dos direitos humanos já fazendo parte da realidade do país. Agora, o ditador Nicolás Maduro está buscando intensificar o controle sobre a sociedade civil, com a possível aprovação de uma nova lei que afetaria diretamente as organizações não governamentais (ONGs) e associações civis, levando muitas delas ao fechamento.

PUBLICIDADE

O projeto em questão, apelidado de “Lei de Combate à Sociedade”, está em análise na Assembleia Nacional, órgão cujo controle está nas mãos de Maduro. Se aprovado, o projeto cancelaria o status jurídico de todas as ONGs e associações civis do país, forçando-as a recomeçar do zero. Isso representa uma ameaça significativa para as atividades dessas organizações, que já enfrentam dificuldades devido às regras baseadas em 40 leis existentes atualmente.

Uma das disposições mais preocupantes do projeto seria a exigência de que as ONGs declarem seus bens, uma medida que, segundo especialistas como Simón Pestano, diretor da consultoria Fundación S4V, representaria um risco à liberdade de associação. Pestano alerta para o amplo impacto que a lei teria sobre as 9,9 mil organizações não governamentais e associações civis presentes no país.

Alí Daniels, diretor da Acceso a la Justicia, destaca que a proposta de lei segue um padrão semelhante a uma legislação já em vigor na Nicarágua, que resultou no fechamento de milhares de ONGs, incluindo instituições de caridade católicas e a Cruz Vermelha.

A proposta de lei também exigiria que as ONGs venezuelanas justificassem sua existência ao Estado para obterem um alvará de funcionamento, colocando o governo como árbitro da importância das atividades dessas organizações, uma medida vista como altamente restritiva e arbitrária por críticos da legislação em debate.

*Com informações da revista Americas Quarterly

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Mundo

Milei volta a criticar Lula e diz esperar mudança política no Brasil após eleições

Presidente da Argentina afirmou que espera que o Brasil “se pinte de azul” e voltou a fazer críticas ao governo brasileiro durante entrevista à imprensa argentina.

há 6 minutos

Polícia

Delegado aponta execução de homem como possível acerto de contas ligado ao tráfico de drogas em Manaus

Vítima foi morta a tiros na tarde desta terça-feira (4), na Avenida Tancredo Neves.

há 29 minutos

Brasil

PF abre novos inquéritos contra Lulinha, mas dois continuam sob relatoria de André Mendonça no STF

Distribuição por sorteio no Supremo manteve o ministro André Mendonça à frente de duas das três investigações envolvendo Fábio Luís Lula da Silva.

há 52 minutos

Mundo

Marco Rubio prevê transição política na Venezuela em “meses, não anos”, antes de novas eleições

Secretário de Estado dos Estados Unidos afirma que processo de transição venezuelana deve avançar nas próximas semanas.

há 1 hora

Brasil

PF aponta que advogado comprou mansão de R$ 6 milhões usada por senador Weverton Rocha em investigação sobre fraudes no INSS

Relatório da Polícia Federal afirma que imóvel utilizado pelo senador Weverton Rocha foi adquirido por empresa ligada ao advogado Willer Tomaz.

há 2 horas