Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Omar Aziz e Eduardo Braga entram na mira do MP por supostos abusos de poder e propaganda eleitoral antecipada

Documento do Ministério Público Eleitoral aponta indícios de propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político e econômico e uso de estrutura de grande porte durante ato realizado no interior do Amazonas.

Por Natan AMPOST

06/07/2026 às 10:51 - Atualizado em 06/07/2026 às 11:30

Resumo

  • Investigação aberta: MP Eleitoral instaurou Notícia de Fato para apurar possível propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder em evento realizado em Humaitá.
  • Quem é investigado: O documento cita os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga por discursos em favor de pré-candidaturas.
  • O que é apurado: Possíveis abusos de poder político e econômico, condutas vedadas a agentes públicos e eventual arrecadação ou gasto ilícito de recursos.
  • Situação do caso: A investigação está em fase inicial e ainda não há conclusão sobre a existência de irregularidades.

Notícias de política – Os senadores Omar Aziz (PSD), pré-candidato ao governo do Amazonas, e Eduardo Braga (MDB), pré-candidato a reeleição,  passaram a ser alvo de uma investigação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que apura a possível prática de abuso de poder político, abuso de poder econômico, propaganda eleitoral antecipada, condutas vedadas a agentes públicos e eventual arrecadação ou gasto ilícito de recursos durante um evento realizado em Humaitá, no interior do Amazonas, no dia 1º de julho de 2026. A investigação foi instaurada por meio de uma Notícia de Fato pela Promotoria Eleitoral da 17ª Zona Eleitoral.

Segundo o documento, serão apurados, em tese:

  • abuso de poder político;
  • abuso de poder econômico;
  • propaganda eleitoral antecipada massiva;
  • condutas vedadas a agentes públicos;
  • eventual arrecadação ou gasto ilícito de recursos.

O procedimento ainda está em fase preliminar e não representa conclusão de que houve prática de ilícitos eleitorais.

PUBLICIDADE

Por que Omar Aziz e Eduardo Braga estão sendo investigados?

De acordo com o documento do Ministério Público Eleitoral, os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga participaram do evento e teriam realizado discursos de conteúdo político com promoção de pré-candidaturas.

O extrato da investigação afirma:

Durante o evento, os Senadores Eduardo Braga e Omar Aziz teriam feito discursos com promessas aos presentes, promoção de pré-candidaturas e apresentação pública de Felipe Lobo como nome político vinculado ao grupo.

O documento também registra que o pré-candidato a deputado estadual, Felipe Lobo teria sido apresentado como pessoa de confiança de Eduardo Braga e que contaria com apoio de lideranças locais, inclusive do ex-prefeito Herivâneo Seixas.

Leia mais: Após agenda de Omar Aziz e Braga, caminhoneiro ironiza obras na BR-319: “O único lugar que o asfalto pisou foi no Instagram deles”

Quais declarações foram destacadas pelo MP?

A investigação reproduz trechos que deverão ser analisados pelo Ministério Público.

Segundo o documento, Omar Aziz teria apresentado Felipe Lobo como:

“caboclo da terra“, “filho da terra” e pessoa que estaria ali “para somar“.

Já em relação a Eduardo Braga, o extrato aponta que o senador teria afirmado, em síntese:

PUBLICIDADE

“quem torcesse contra ou fizesse algo contra o grupo político enfrentaria Eduardo Braga e Omar Aziz.

O Ministério Público destaca que essa manifestação será analisada para verificar eventual caráter intimidatório em relação a adversários políticos.

Leia documento completo: MP ELEITORAL INVESTIGA OMAR E BRAGA

O que mais chamou a atenção na investigação?

Conforme a Notícia de Fato, o evento teria contado com uma estrutura considerada de grande porte, composta por:

  • palco;
  • telão;
  • sistema de som;
  • iluminação;
  • cadeiras plásticas;
  • banners;
  • faixas;
  • balões;
  • camisetas padronizadas;
  • materiais de promoção pessoal e política.

Além disso, o MP afirma que irá verificar a possível utilização de estrutura pública ou de bens afetados ao serviço público estadual durante o evento.

A investigação significa que houve crime eleitoral?

Não. A abertura da Notícia de Fato representa apenas o início da apuração.

Nesta fase, o Ministério Público Eleitoral reúne informações e poderá solicitar diligências, ouvir envolvidos, requisitar documentos e avaliar se existem elementos suficientes para o ajuizamento de medidas judiciais ou para o arquivamento do procedimento.

Até o momento, o documento não apresenta conclusão sobre eventual responsabilidade dos investigados.

Contexto

A investigação está relacionada a um evento realizado em Humaitá que, segundo o MP Eleitoral, teria sido utilizado para promover pré-candidaturas aos cargos de governador do Amazonas, senador, deputado federal e deputado estadual antes do período permitido pela legislação eleitoral. A apuração buscará esclarecer se a organização, os discursos e a estrutura utilizada configuraram ou não infrações à legislação eleitoral.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Esporte

Cristiano Ronaldo provoca jornalista brasileiro e gera clima tenso em coletiva

Astro português afirmou que o repórter Marcelo Bechler “não gosta” dele durante entrevista antes do duelo entre Portugal e Espanha pela Copa do Mundo.

há 1 minuto

Brasil

Derrota do Brasil na Copa termima da pior forma entre torcedores: “Tudo foi gravado'”

O flagra em público foi compartilhado por milhares de pessoas na internet.

há 7 minutos

Polícia

Seis detentos fogem de Delegacia e deixam moradores em alerta no Amazonas

Fuga aconteceu durante a madrugada e levou a Polícia Civil a enviar reforço de Manaus para tentar recapturar os foragidos.

há 18 minutos

Esporte

Goleiro da Noruega admite provocação a Neymar antes de pênalti decisivo

Ørjan Nyland revelou que tentou mexer com o emocional do camisa 10 brasileiro antes da cobrança nos minutos finais da partida pelas oitavas da Copa do Mundo.

há 36 minutos

Amazonas

Colisão entre motocicletas deixa duas pessoas feridas no Centro de Itacoatiara

Vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao hospital do município.

há 1 hora