Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Omar Aziz perde eleição para presidência da CPMI do INSS e reclama: “encerraram a votação antes”

O comando foi assumido pelo candidato da oposição senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Por Bruno Pacheco

20/08/2025 às 11:04 - Atualizado em 20/08/2025 às 12:29

Notícias de política – O senador Omar Aziz (PSD-AM) perdeu nesta quarta-feira, 20, a eleição para a presidência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes e desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O cargo ficou com o senador Carlos Viana (Podemos-MG), após articulação da oposição no Congresso que derrotou a indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

PUBLICIDADE

Criada em junho deste ano, a CPMI tem como objetivo apurar um esquema de desvios em benefícios do INSS. De acordo com informações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), os valores desviados podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Leia mais: Deputado Luciano Zucco critica escolha de Omar Aziz para presidir CPMI do INSS: “Não vai investigar nada”

A senadora Tereza Cristina, que presidiu a sessão, anunciou o resultado da eleição:
“Após a votação temos o seguinte resultado: presidente da CPI Carlos Viana com 17 votos. Eu agora passo a presidência para o senador Viana para que ele possa continuar a sessão.”

Omar Aziz, que havia sido indicado pelo presidente do Senado para comandar a CPMI, reclamou do encerramento antecipado da votação:
“Quem ganha é quem tem mais voto. Lula teve mais voto também e por isso ganhou de Bolsonaro. Mas a senhora encerrou a votação antes de completar o número, mas isso é uma outra questão, isso não vou estar discutindo aqui nem com a senhora nem com ninguém. Mas eu quero desejar ao senador Carlos um bom trabalho e que ele possa fazer um trabalho digno da história dele, não só como jornalista, mas como faz senador de Minas. Boa sorte, Carlos Viana.”

Ainda nesta quarta-feira, os membros do colegiado iniciaram os trabalhos da CPMI sob a presidência de Carlos Viana, com o objetivo de avançar na investigação sobre desvios de recursos na Previdência Social e identificar responsáveis pelos supostos crimes.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Investigação

Polícia apura morte de mulher após suspeita de alteração na cena do crime em Coari

Laudo preliminar não confirmou a causa da morte, e peritos identificaram indícios de que o local onde o corpo foi encontrado pode ter sido modificado.

há 28 minutos

Amazonas

Tristeza e dor: saiba quem era a menina de 13 anos morta durante grave acidente de trânsito na BR-174 no Amazonas

Mikaely Vitória da Silva estava em uma motocicleta que colidiu com uma picape; barbeiro de 36 anos também morreu no local.

há 51 minutos

Manaus

Anjo de farda: policial salva bebê engasgado após pedido de socorro de mãe desesperada em Manaus

Mãe da criança procurou ajuda de policiais da 26ª Cicom durante a madrugada. Bebê voltou a respirar após atendimento rápido e foi levado para uma maternidade.

há 1 hora

Justiça

STF retoma julgamento que pode ampliar alcance da Lei Maria da Penha

Ministros voltam às sessões presenciais após o recesso de julho e analisam processo que discute a aplicação da legislação de proteção às mulheres.

há 1 hora

Polícia

VÍDEO: Casal é procurado após furtar produtos de drogaria na zona Norte de Manaus

Dupla foi flagrada por câmeras de segurança escondendo mercadorias e deixando o estabelecimento sem efetuar o pagamento.

há 2 horas