A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Pacheco acena a Bolsonaro e destrava trâmite da indicação de Mendonça para o STF

Durante a última sessão do Senado, senadores da base aliada do governo cobraram de Pacheco o andamento da indicação.

Por Hugo Guimarães

19/08/2021 às 13:09 - Atualizado em 19/08/2021 às 14:50

Em um aceno ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), deu início aos trâmites da indicação de André Mendonça para o STF (Supremo Tribunal Federal). Pacheco encaminhou a mensagem presidencial à Comissão de Constituição e Justiça nesta quarta-feira (18), em ato de ofício. Agora, cabe ao senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que preside a comissão, designar um relator para para proferir parecer à indicação.

O gesto é parte do esforço de Pacheco de pacificação entre os Poderes. Em nota, o Senado afirma que, se aprovada após sabatina do indicado, a mensagem seguirá ao plenário, onde precisa de 41 votos para aprovação.

PUBLICIDADE

Governistas já esperavam que o parlamentar fizesse a leitura da mensagem no plenário nesta quinta-feira (19) ou até semana que vem como parte das concessões que cada Poder está fazendo para pacificar as relações em meio a uma crise iniciada com ataques golpistas de Bolsonaro às eleições.

Durante a última sessão do Senado, senadores da base aliada do governo cobraram de Pacheco o andamento da indicação. “Não há motivos para que esta Casa possa manter ainda por mais tempo o Supremo Tribunal Federal com dez juízes (…) Por que não essa leitura e por que não dar sequência na CCJ?”, questionou o senador Carlos Viana (PSD-MG).

PUBLICIDADE

Na CCJ, Mendonça deverá enfrentar a resistência de Alcolumbre. Desde que Bolsonaro oficializou o nome do ex-advogado-geral da União para ocupar a vaga deixada por Marco Aurélio Mello, em julho, o ex-presidente do Senado trabalha para que Mendonça não seja aprovado.

Entre as razões para que Alcolumbre segure a inquirição de Mendonça está a preferência por outro nome e o discurso bélico de Bolsonaro. O anúncio feito por Bolsonaro de que irá pedir o impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), reforçou a disposição do presidente da CCJ de manter na gaveta a indicação Mendonça à corte.

A única chance de o clima melhorar para destravar a sabatina de Mendonça, segundo pessoas próximas de Alcolumbre, é se Bolsonaro baixar o tom do discurso, cessar os ataques a parlamentares e ao Supremo e der sinais claros de que não provocará mais fissuras entre os Poderes.

PUBLICIDADE

De acordo com aliados, a estratégia do senador é postergar a sabatina pela qual o ex-ministro do governo deverá passar na CCJ e tentar emplacar no seu lugar o procurador-geral Augusto Aras. A primeira etapa da avaliação do nome de Mendonça será a sabatina na CCJ do Senado. No colegiado, com 27 membros, ele será submetido à votação secreta.

Para aprovação, é necessária maioria simples. Mesmo se for rejeitada, a indicação é submetida ao plenário do Senado, onde necessitará de maioria absoluta (41 dos 81 senadores). A votação também será secreta. Kassio Nunes Marques, o último indicado ao STF, teve o nome aprovado por 22 votos a 5, na CCJ. No plenário, o placar ficou em 57 a 10.

PUBLICIDADE

Nessa quarta, Pacheco e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, deram início ao movimento para tentar amenizar a relação entre Planalto e STF. Em visita ao presidente da corte, Luiz Fux, eles pediram que a reunião prevista entre os três Poderes seja retomada. O encontro entre o chefe do Executivo, Pacheco e Fux estava previsto para o início do mês, mas foi cancelado pelo ministro.

Na ocasião, Fux afirmou que o mandatário não cumpria a própria palavra e ressaltou que Bolsonaro vinha reiterando os ataques a integrantes da corte, em especial a Barroso e Moraes, e que as ofensas não atingiam apenas os dois, mas todo o tribunal.

O chefe da corte, entretanto, não garantiu que remarcaria o encontro. Aos dois afirmou apenas que irá reavaliar. No encontro com Ciro, Fux disse que vai esperar os desdobramentos da crise.

*Com informações da FolhaPress

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Rodoviários anunciam greve de ônibus em Manaus e população sofre transtorno

Funcionários entram em greve nesta sexta-feira (8) após semanas de negociações frustradas.

há 4 minutos

Mundo

EUA dobram recompensa por Maduro e o acusam de ligações com narcotráfico internacional

Governo americano oferece US$ 50 milhões por informações que levem à prisão do presidente da Venezuela.

há 10 minutos

Esporte

Amazon Abu Dhabi 16 reúne feras do jiu-jítsu em 17 combates eletrizantes em Manaus

Evento no Centro de Convenções Vasco Vasques destaca duelos entre ícones e jovens promessas da arte suave.

há 20 minutos

Manaus

Jovem sofre descarga elétrica ao tocar poste no estacionamento de shopping em Manaus

Vítima foi socorrida pelo Samu após contato com cabo exposto; área foi isolada para segurança.

há 49 minutos

Pará

Secretária de Turismo de Belém viaja à Suécia enquanto COP30 enfrenta crise de hospedagem

Faltando três meses para a conferência da ONU sobre clima, ausência de Cilene Sabino em Belém levanta críticas.

há 50 minutos