Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Partidos têm até esta terça (30) para prestar contas de 2025 à Justiça Eleitoral

Diretórios nacionais, estaduais e municipais devem enviar a prestação de contas pelo sistema eletrônico da Justiça Eleitoral.

Por Jonas Souza

30/06/2026 às 15:13 - Atualizado em 01/07/2026 às 08:51

Resumo

  • O prazo para prestação de contas dos partidos termina nesta terça-feira (30).
  • A obrigação vale para todos os diretórios, mesmo aqueles sem movimentação financeira em 2025.
  • O envio deve ser feito pelo Sistema de Prestação de Contas Anuais (SPCA).
  • Quem não cumprir a obrigação pode perder recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.

Notícias de Política – Todos os partidos políticos registrados no país precisam apresentar a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2025. A exigência vale para diretórios nacionais, estaduais e municipais, conforme determina a Lei dos Partidos Políticos.

PUBLICIDADE

Leia mais: Defesa de Daniel Vorcaro tenta anular provas dos celulares em investigação no STF

Os diretórios nacionais devem encaminhar os documentos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já os diretórios estaduais enviam as informações aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), enquanto os municipais prestam contas aos juízes eleitorais das respectivas zonas. Todo o procedimento é realizado de forma on-line, por meio do Sistema de Prestação de Contas Anuais (SPCA).

Mesmo as legendas que não tiveram qualquer movimentação financeira durante o ano são obrigadas a apresentar uma declaração informando a ausência de receitas e despesas.

Quais informações precisam ser apresentadas

A prestação de contas reúne os principais dados financeiros do partido ao longo do ano. Entre os documentos exigidos estão a relação das contas bancárias, os demonstrativos de recursos recebidos do Fundo Partidário, doações, contribuições, obrigações a pagar e o resumo da movimentação financeira.

PUBLICIDADE

Essas informações permitem à Justiça Eleitoral acompanhar a origem e a aplicação dos recursos utilizados pelas legendas, garantindo maior transparência na administração dos recursos públicos destinados aos partidos.

O que acontece se o partido não cumprir o prazo

Os partidos que deixarem de apresentar a prestação de contas dentro do prazo ficam sujeitos às penalidades previstas na Resolução TSE nº 23.604/2019. As sanções podem incluir a suspensão do recebimento de recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), além da suspensão do registro ou da anotação do órgão partidário.

Caso as contas sejam consideradas como não prestadas pela Justiça Eleitoral, o partido ainda poderá ser obrigado a devolver integralmente os recursos públicos recebidos. A prestação de contas anual é um dos principais mecanismos de fiscalização dos partidos políticos no Brasil. Além de assegurar transparência na utilização do dinheiro público, o procedimento permite que a Justiça Eleitoral acompanhe a regularidade financeira das legendas e aplique sanções quando houver descumprimento das regras.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Sete bairros de Manaus terão desligamento programado nesta terça; confira a lista

Interrupções no fornecimento de energia ocorrerão entre 8h e 18h para serviços de manutenção e melhorias na rede elétrica da capital.

há 19 minutos

Brasil

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro no caso da Abin Paralela

Ministro do STF seguiu parecer da PGR e entendeu que os fatos já foram considerados na condenação do ex-presidente no processo da trama golpista.

há 45 minutos

Manaus

Proprietário fica desesperado após loja automotiva pegar fogo na zona Norte de Manaus

Ocorrência na empresa ‘Ponto do Som’, no bairro Cidade Nova, mobilizou o Corpo de Bombeiros; chamas foram contidas rapidamente sem registro de feridos.

há 1 hora

Manaus

Sinetram faz alerta e diz que transporte coletivo pode entrar em colapso em Manaus nesta semana

Durante coletiva, sindicato das empresas afirmou que sistema enfrenta déficit de R$ 90 milhões e cobrou uma solução urgente entre Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.

há 1 hora

Manaus

Greve dos ônibus entra em novo dia e passageiros enfrentam filas nos terminais de Manaus

Trabalhadores relatam demora nos terminais, enquanto prefeitura e empresas acompanham os impactos da paralisação do transporte coletivo.

há 2 horas