Pesquisar por em AM POST

Política

PEC quer impor mandato de 8 anos a ministros do STF

Caso seja aprovada, a PEC encerrará a vitaliciedade dos ministros, que hoje se aposentam compulsoriamente aos 75 anos.

  • Por AM POST

  • 27/05/2024 às 06:20

  • Leitura em dois minutos

Foto: Divulgação/STF

 

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2019, que visa alterar significativamente a dinâmica do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta, que atualmente tramita no Congresso Nacional, sugere um mandato de oito anos para os ministros do STF, sem direito à recondução ao cargo.

PUBLICIDADE

. No entanto, as novas regras só serão aplicáveis aos futuros indicados para a Corte. A proposta também estabelece prazos específicos para a indicação, aprovação pelo Senado Federal e nomeação dos novos ministros, incluindo uma previsão de escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

Atualmente, os ministros do STF têm mandatos que se estendem por décadas. Entre os 11 ministros em exercício, José Antonio Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Flávio Dino deixarão o cargo em 2042, André Mendonça e Nunes Marques permanecerão até 2047, e Cristiano Zanin tem seu mandato até 2050. Os demais ministros têm seus mandatos programados para encerrar entre 2028 e 2033.

A proposta do senador Valério surge em meio a um debate crescente sobre a necessidade de mudanças no sistema judiciário brasileiro, com o objetivo de tornar a Suprema Corte mais dinâmica e menos suscetível a influências de longo prazo. A introdução de mandatos fixos pode representar um passo significativo nessa direção, alterando profundamente a forma como o STF opera e como seus ministros são escolhidos e mantidos no cargo.

PUBLICIDADE

Para ser aprovada, a PEC precisará passar por um processo rigoroso de votação no Congresso Nacional, o que inclui duas rodadas de votação tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, com a necessidade de obtenção de três quintos dos votos em cada uma das casas.

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista
blank

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

- Lu Lena

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank