Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pesquisa aponta fracasso de Vanessa Grazziotin e sucesso de Conceição Sampaio nas eleições de 2018

No cenário estimulado com 20 nomes, incluindo novos que poderiam disputar o cargo, Conceição lidera a intenção de votos com 14,7% dos votos.

Por Natan AMPOST

19/12/2017 às 15:44 - Atualizado em 20/12/2017 às 15:55

A deputada federal Conceição Sampaio (PP) lidera a intenção de votos do eleitor de Manaus a menos de um ano das eleições de 2018 e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) não venceria nem para o cargo de deputada federal. Os dados são do instituto Pontual Pesquisa de Mercado que divulgou na manhã desta terça-feira, 19, uma prévia do que será o próximo pleito no Amazonas.

PUBLICIDADE

Segundo a pesquisa, Conceição Sampaio tem 33,5% da intenção de votos, no cenário estimulado (quando são dadas opções ao eleitor) com os nomes dos políticos eleitos para o cargo de deputado federal em 2014.

No cenário estimulado com 20 nomes, incluindo novos que poderiam disputar o cargo, Conceição lidera a intenção de votos com 14,7% dos votos.

A senadora Vanessa Grazziotin aparece em 15º lugar nas intenções de votos, no segundo cenário da pesquisa em que são testados 20 nomes. Vanessa Grazziotin, que em 2010 foi eleita senadora na mesma coligação do senador Eduardo Braga, que saía do Governo do Estado com altíssima aprovação, anunciou que vai concorrer ao Senado.

Em 2018, a disputa ao Senado terá duas vagas para o Amazonas, mas a votação exige muitos votos dos candidatos porque é uma disputa majoritária, onde apoios contam muito mas vence quem tem mais votos individuais.

Para a Câmara dos Deputados, são oito vagas, mas a votação é proporcional. Além dos votos individuais, os parlamentares contam com os votos da legenda e dos demais candidatos do partido ou coligação. Nesta disputa, nem sempre o mais votado é o que vence.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Embaixador da Argentina deixa o Brasil após crise diplomática entre Lula e Javier Milei

Daniel Raimondi deixará Brasília neste domingo (9), após o governo brasileiro rebaixar o nível das relações diplomáticas com a Argentina.

há 18 minutos

Amazonas

Guerra no Oriente Médio pressiona frete fluvial e ameaça encarecer abastecimento no interior do Amazonas

Alta do petróleo e do diesel, somada à seca dos rios, aumenta os custos das empresas de navegação e pode pressionar o preço das mercadorias.

há 24 minutos

Brasil

WhatsApp vai parar de funcionar em celulares antigos; veja quais aparelhos serão afetados

Mudança entra em vigor em setembro para dispositivos Android e, em novembro, para alguns modelos de iPhone.

há 46 minutos

Manifestação contra violência

Virada Feminina reúne mais de 500 mulheres em caminhada contra violência e feminicídio em Manaus

Caminhada da Vida mobilizou a Zona Leste de Manaus nesta sexta-feira (7) e marcou os 20 anos da Lei Maria da Penha.

há 51 minutos

Política

Traição a Bolsonaro: Escolha de Alessandro Bronze como suplente faz Alberto Neto abandonar plano da Direita de impeachmar ministros do STF

Críticos afirmam que a escolha do suplente contraria a estratégia defendida por Bolsonaro para o Senado.

há 1 hora