A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Pesquisa aponta que 78% dos amazonenses ainda não sabem em quem votar para governador

Apesar mostrar senador Omar Aziz na frente da disputa, a pesquisa também aponta que a maioria ainda não sabe em quem votar.

Por Jonas Souza

29/07/2025 às 16:25 - Atualizado em 05/08/2025 às 00:56

Notícias de Política  – Uma pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Pesquisa do Norte (Ipen) revelou que 78,3% dos eleitores do Amazonas ainda não sabem ou preferiram não responder em quem pretendem votar para o cargo de governador em 2026. O levantamento foi encomendado pelo Consórcio de Portais do Amazonas G6, que reúne os sites BNC Amazonas, Amazonas Atual, Portal do Marcos Santos, Portal Único, Portal Mário Adolfo e Blog do Hiel Levy.

Leia mais: Instituto que errou eleição em Manaus tenta impulsionar Omar Aziz para 2026

PUBLICIDADE

Apesar de estar no segundo mandato e, portanto, inelegível para um terceiro, o atual governador Wilson Lima (União Brasil) foi o nome mais citado espontaneamente pelos entrevistados, com 6,4% das menções. O resultado evidencia a atual popularidade de Lima junto ao eleitorado, mesmo sem a possibilidade legal de disputar o pleito.

Confira pesquisa IPEN 2025

O percentual de eleitores que disseram votar em branco, nulo ou em nenhum nome aparece logo atrás, com 5,1%. Em seguida, o senador Omar Aziz (PSD) surge com 3,5% das citações, superando outros nomes cogitados nos bastidores políticos.

O também senador Eduardo Braga (MDB), que pode disputar a reeleição ao Senado, foi mencionado por 2,4% dos entrevistados. O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi citado por 1,1%, enquanto o deputado federal Capitão Alberto Neto e o Sargento Salazar empataram com 0,7%. A reitora da Ufam, Maria do Carmo Seffair, foi lembrada por 0,5%, e o deputado federal Amom Mandel por 0,3%.

PUBLICIDADE

Como se trata de pesquisa espontânea, os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados ao entrevistado. A resposta é livre, podendo incluir qualquer personalidade, seja ela política ou não, com ou sem intenção declarada de disputar o cargo.

O que diz especialista

Em entrevista exclusiva ao Portal AM Post, o cientista político Helso do Carmo Ribeiro, explica que cada pesquisa é o registro atual do cenário político-eleitoral no estado do Amazonas. O especialista destaca que ainda falta muita coisa para acontecer quanto aos processos eleitorais.

“Faltam um ano e dois meses para as próximas eleições, então o eleitorado ainda está muito distante. E o que se tem, eu acredito que até vai se confirmar, são pré-candidaturas, mas se você perguntar quem é o vice, ninguém não entende a ideia, então daí eu acho que explica esses quase 80% que não sabem para que lado vão. (…) Eu acredito que é um cenário bem atual, que não necessariamente vai refletir o voto do eleitor daqui a um ano e dois meses”, afirma Helso Ribeiro.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 25 de julho, em diversos municípios do Amazonas, incluindo Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Maués, Manicoré, Iranduba, Careiro, Borba, Autazes e Tefé. A margem de erro é de 2,52%, com nível de confiança de 95%.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Política

PSD de Omar Aziz obtém decisão para acessar documentos de pesquisa eleitoral

Decisão do TRE-AM autoriza acesso a documentos e relatórios para verificação da metodologia utilizada em levantamento eleitoral realizado no estado.

há 5 horas

Manaus

Motociclista é arremessado após grave acidente no bairro Novo Aleixo em Manaus

Acidente envolvendo uma motocicleta e um veículo Gol ocorreu na Avenida João Câmara.

há 5 horas

Polícia

Vídeo mostra homem, supostamente encontrado morto, sendo forçado a confessar crime de pedofilia em Manaus

Vítima ainda não foi identificada e informações compartilhadas na internet não foram confirmadas oficialmente pelas autoridades.

há 6 horas