O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

PGR alega inconstitucionalidade e pede fim das Emendas Pix ao STF

Criada em 2019, a modalidade garante o envio direto aos cofres das prefeituras e governos estaduais, sem necessidade de fiscalização.

Por Hugo Guimarães

07/08/2024 às 13:22 - Atualizado em 07/08/2024 às 14:01

Foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou o formato atual das “emendas Pix” inconstitucional e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a revogação dessa modalidade de envio de emendas parlamentares. A petição foi apresentada nesta quarta-feira (7) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, após uma solicitação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) para avaliar a transparência do modelo vigente.

Criadas em 2019, as “emendas Pix” permitem que recursos destinados por parlamentares sejam transferidos diretamente para as prefeituras e governos estaduais, sem necessidade de intermediação ou fiscalização adicional. A prática tem sido alvo de controvérsia devido à falta de transparência e controle sobre os gastos públicos.

PUBLICIDADE

Na petição, Gonet argumenta que o formato atual representa um “perigo” significativo, com potencial para causar danos irreparáveis ao erário e à ordem constitucional. Ele critica a ausência de mecanismos adequados de controle, rastreabilidade e divulgação, essenciais para garantir a transparência e o controle social dos gastos públicos.

O procurador-geral destacou ainda os riscos associados à continuidade desse sistema durante períodos eleitorais. A preocupação é que a utilização das “emendas Pix” possa ser usada de forma indevida para influenciar o eleitorado e comprometer a integridade do processo eleitoral.

Em resposta a essas preocupações, o ministro Flávio Dino, do STF, determinou no dia 1º de agosto que as “emendas Pix” devem cumprir com os requisitos constitucionais de transparência e rastreabilidade. Dino também ordenou que o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizem a fiscalização necessária sobre essas transferências.

PUBLICIDADE

O STF agora deve avaliar a petição da PGR e decidir sobre o futuro das “emendas Pix”. A decisão pode resultar na revogação da modalidade ou na imposição de novas regras para garantir maior controle e transparência.

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Política

Plínio Valério denuncia supostos abusos do ICMBio contra agricultores na Região Norte

Plínio Valério acusou o ICMBio de agir com abuso de autoridade, especialmente em territórios federais e áreas indígenas.

há 8 minutos

Amazonas

Apreensão de drogas cresce mais de 50% no Amazonas em 2024, aponta relatório federal

Com investimentos bilionários em segurança, estado intensifica combate ao tráfico e registra recordes históricos de apreensões.

há 11 minutos

Brasil

Veja vídeo: Mulher flagra traição dá surra e deixa suposta amante do marido pelada no meio da rua

Conflito entre mulheres resulta em agressões em condomínio.

há 39 minutos

Amazonas

Ministro Lewandowski inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus

Unidade da Polícia Federal em Manaus integrará forças de segurança de países da região para enfrentar crimes transnacionais

há 42 minutos