O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

PGR vai recorrer da decisão de Fachin que anulou condenações de Lula

Caso está sendo analisado pela subprocuradora-geral, Lindôra Araújo; ministro do STF considerou que 13ª Vara Federal não tem competência para julgar ações relativas ao petista.

Por Hugo Guimarães

08/03/2021 às 19:39

A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai recorrer da decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi confirmada à Jovem Pan por um auxiliar do procurador-geral da República, Augusto Aras. Relator da Operação Lava Jato na Corte, o ministro atendeu a um pedido da defesa do petista e retirou os casos da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, onde atuava o ex-juiz Sergio Moro.

O agravo interno será preparado pela subprocuradora-geral, Lindôra Araújo, braço-direito do procurador-geral Augusto Aras, e responsável pelos casos da Operação Lava Jato no STF. O tipo de recurso e os detalhes ainda estão sendo definidos.

PUBLICIDADE

Com a decisão de Fachin, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível. O ministro também determinou que os autos sejam remetidos à Justiça do Distrito Federal. O relator da Lava Jato no STF entendeu que a 13ª Vara Federal não é competente para julgar e processar o petista. Com isso, estão anuladas as condenações dos casos do tríplex do Guarujá, do sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, e do Instituto Lula. No despacho, Fachin também declarou a perda de objeto de dez habeas corpus impetrados pela defesa de Lula que questionavam a conduta da Justiça, entre elas a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro. O pedido contemplado por Fachin foi apresentado no dia 3 de novembro de 2020 pelos advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins.

Em nota, a defesa de Lula afirmou que “a decisão que hoje afirma a incompetência da Justiça Federal de Curitiba é o reconhecimento de que sempre estivemos corretos nessa longa batalha jurídica”, mas ressaltou que “ela não tem o condão de reparar os danos irremediáveis causados pelo ex-juiz Sergio Moro e pelos procuradores da “lava jato” ao ex-presidente Lula, ao Sistema de Justiça e ao Estado Democrático de Direito”.

*Fonte: Jovem Pan

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

IML pede que familiares reconheçam corpo de homem identificado em Manaus

Corpo pode ser enterrado como não identificado se não for reclamado em até 30 dias.

há 3 minutos

Mundo

Brasileiro relata cancelamentos de voos no Catar após ataque do Irã à base militar dos EUA

O brasileiro Ricardo Furquim, que estava no terminal, relatou a situação de incerteza.

há 28 minutos

Polícia

Veja vídeo: “Columbita” é atraído para emboscada e morto com sete facadas no Amazonas

Mesmo gravemente ferido, Jhonatan ainda foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

há 36 minutos

Mundo

Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã após 12 dias de conflito

O anúncio ocorre após uma escalada significativa no conflito.

há 1 hora

Pará

Vídeo: Jovem reage a assalto e luta com criminoso armado em praça de Belém

Segundo testemunhas, o assaltante tentou disparar a arma durante a abordagem, mas o revólver teria falhado.

há 2 horas