A deputada estadual Débora Menezes (PL) está recebendo um enxurrada de críticas nas redes sociais após errar o ‘timing’ e fazer uma publicação sobre proteção a crianças no dia da dispensa da delegada Joyce Coelho da titularidade da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), com quem ela teria tido conflito.
Débora fez no Instagram, nesta terça-feira (4), uma publicação sobre o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão. “Comprometida com essa causa, já apresentei inúmeros projetos de lei para proteger nossos jovens! Juntos podemos construir um futuro seguro para nossas crianças e adolescentes. Contem comigo!”, escreveu.
PUBLICIDADE
Porém, nos comentários do post os internautas não pouparam críticas e a acusando de atrapalhar o trabalho da delegada.
“Quem e essa senhora no jogo do bicho??? Nunca fez nada no estado do Amazonas a não ser querer aparecer nas costa de uma delegada competente e honesta o estado do Amazonas perdeu uma grande profissional, mas vamos relembrar no tempos de eleições…pra que essa senhora cujo tem um cargo pra se dispor a sociedade amazonense fez prejudicar alguém que tanto fez pelas crianças …lamentável“, escreveu um internauta.
“A proteção às crianças deve estar a cima de tudo atrapalhar um trabalho realizado por uma excelente delegada foi um pouco demais“, disse outra.
PUBLICIDADE
Confira:
PUBLICIDADE
Entenda o caso
A parlamentar é apontada como provocadora de uma crise na Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por comparecer sem ser convidada, em entrevistas coletivas convocadas pela assessoria de imprensa da instituição. Em meio a isso ela teria tido atrito com a delegada que por se sentir incomodada teria no mês passado colocado o cargo a disposição. Nessa segunda-feira (3) foi confirmada a dispensa de Joyce Coelho que sairá da Depca para comanda a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais – DEAAI.
Em áudio divulgado pela rede Onda Digital, a delegada Joyce Coelho destacou que sai da Depca com a sensação de dever cumprido e que houve sim imposição política.
PUBLICIDADE
“Houve uma imposição política, pois eu não concordei com certas imposições que não eram ordens legais. Desejo que a nova titularidade dê sequência no nosso trabalho, foram oito anos nessa missão, que eu vejo com a minha missão de vida. Não sai para concorrer a cargo político nenhum, não é nada disso”, afirmou Joyce.
Delegada Joyce Coelho fala sobre saída do comando da DPCA pic.twitter.com/SujeyJv17B
— AM POST (@portalampost) June 4, 2024
Alvo do MP
A situação repercutiu e fez o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) instaurar um Inquérito Civil para investigar o suposto uso indevido do sistema de segurança pública para fins de promoção política de membros dos poderes Executivo e Legislativo do estado. A decisão veio na esteira de notícias veiculadas pela mídia, apontando possíveis interferências de parlamentares em operações policiais para favorecimento de suas imagens.
De acordo com documento, um dos focos da investigação é a controvérsia envolvendo a Delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e a Deputada Estadual Débora Menezes. Informações indicam que a delegada teria solicitado recentemente sua saída do cargo após discordar da atuação da parlamentar em ações policiais e coletivas de imprensa da Polícia Civil, especialmente durante um ano eleitoral. Estas aparições, geralmente após prisões de grande repercussão, levantaram suspeitas sobre o uso de operações de segurança pública como moeda de troca.
Leia documento completo:INQUERITO MP-AM