A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

PL que proíbe visitas íntimas a detento acompanhadas de criança ou adolescente avança no Senado

O texto seguirá para a avaliação definitiva da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

19/06/2024 às 06:00

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou, nesta terça-feira, 18, projeto de lei que proíbe visitas íntimas a detento quando há a companhia de criança ou de adolescente. O texto seguirá para a avaliação definitiva da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

PUBLICIDADE

“Em nenhuma hipótese se admitirá a realização de visita em que possam ocorrer intimidades corporais acompanhada de criança ou de adolescente, sob pena de suspensão do direito a esse tipo de visita por até um ano”, estabelece o projeto.

A proposta altera a Lei de Execução Penal 7.210, de 11 de julho de 1984. Atualmente, é permitido que crianças acompanhem o adulto em visitações conjugais, desde que haja espaço de espera na penitenciária para o menor aguardar.

“Caso a pessoa visitante se faça acompanhar de criança ou adolescente no estabelecimento penal, a visita conjugal só poderá se realizar se o estabelecimento dispuser de local adequado para espera e acompanhamento da criança ou adolescente por responsável”, diz a regra em vigor.

O autor do texto é senador Magno Malta (PL-ES), que justifica o projeto como forma de expandir a proteção aos menores.

“Muito embora o Estatuto da Criança e do Adolescente, em sua tipificação das infrações administrativas passíveis de serem cometidas por autoridade pública que tenha criança ou adolescente sob sua responsabilidade, ainda que indireta, não se refira exatamente à execução penal, resta claro, pelo simples desdobramento de seus princípios (arts. 3º e 5º do Estatuto), que tal responsabilidade toca à administração penitenciária enquanto braço do Estado”, explica Malta.

A deputada Ana Paula Lobato (PDT-MA), relatora do caso, apresentou parecer favorável. O presidente da sessão era o deputado Jorge Kajuru (PSB-GO) e o texto foi lido por Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Presidente do Grupo Globo prestigia primeira noite do Festival de Parintins 

João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo, maior conglomerado de comunicação do país, acompanhou a abertura do Festival.

há 24 minutos

Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge Afeganistão e é sentido no Paquistão; moradores deixam casas em pânico

Abalo sísmico ocorreu na região montanhosa do Hindu Kush e foi sentido em diversas cidades.

há 54 minutos

Amazonas

Em Parintins, Wilson Lima relembra ações de sua gestão que transformaram o festival e a infraestrutura da cidade

Ex-governador afirmou que ações realizadas durante sua gestão ajudaram a consolidar o Festival de Parintins como um dos maiores eventos culturais.

há 1 hora

Amazonas

Wilson Lima celebra 50 anos em Parintins e reúne Caprichoso e Garantido em comemoração

Ex-governador do Amazonas comemorou mais uma vez o aniversário na Ilha Tupinambarana e destacou sua ligação com o festival.

há 1 hora

Famosos

Neymar compartilha encontro com Jacob Arabo, fundador da marca de relógios milionários

Atacante da Seleção Brasileira compartilhou foto ao lado de Jacob Arabo.

há 1 hora