- Foto: Agência Senado
Notícias de Política – Em discurso no Senado nesta segunda-feira (16), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) fez duras críticas às ações de fiscalização ambiental conduzidas por órgãos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ibama em estados da Região Norte. Segundo ele, denúncias recebidas de moradores de áreas rurais apontam para excessos nas operações, como uso de violência, confisco de bens e até destruição de moradias.
Leia mais: PGR arquiva denúncia contra Plínio Valério por fala sobre Marina Silva
PUBLICIDADE
“É preciso investigar se essas ações são realmente legais. Relatos indicam situações como tapas em pais de família, armas apontadas para mulheres, despejos forçados e até confisco de animais e objetos pessoais”, afirmou o parlamentar.
Plínio Valério acusou o ICMBio de agir com abuso de autoridade, especialmente em territórios federais e áreas indígenas. Ele também questionou a credibilidade das audiências públicas realizadas pela instituição e classificou o órgão como um “câncer terminal” no Brasil.
“O ICMBio tem autonomia para gerir parques nacionais e áreas de proteção, mas extrapola seu papel. Eles entram em terras indígenas, manipulam dados e forjam audiências públicas”, denunciou o senador.
PUBLICIDADE
O parlamentar do Amazonas também criticou o uso de estrutura logística pesada nas ações contra pequenos produtores, como helicópteros e caminhonetes, enquanto, segundo ele, faltam recursos para o combate ao narcotráfico.
“Há muitas prioridades no país, e perseguir pequenos agricultores em terras da União não deveria ser uma delas”, completou.