Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Plínio Valério e Alberto Neto são contra intervenção no DF e dizem que decreto de Lula é inconstitucional

Medida foi em decorrência das ações de vandalismo realizadas por manifestantes em Brasília.

Por Natan AMPOST

10/01/2023 às 17:02

Redação AM POST*

PUBLICIDADE

Dos 11 parlamentares da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o senador Plínio Valério (PSDB), fizeram declaração de voto contrário à medida do presidente da República, Lula da Silva (PT) de realizar intervenção federal no Distrito Federal.

O projeto de decreto legislativo 1/2023, sobre a intervenção na segurança do Distrito Federal, foi aprovado simbolicamente – sem votação nominal – na Câmara dos Deputados e no Senado. A medida foi em decorrência das ações de vandalismo que aconteceram no último domingo (8), quando milhares de manifestantes depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Fui contrário à intervenção federal, no Distrito Federal, porque não há necessidade desse ato, visto que as forças de segurança do DF podem muito bem fazer uma cooperação com o governo federal, não uma intervenção. E essa cooperação tem condições de restabelecer a ordem pública”, disse Alberto Neto em entrevista ao site BNC.

Nas redes sociais, Plínio Valério disse que manifestou voto contrário porque o ato de intervir no DF é inconstitucional. O senador do Amazonas destacou ainda que é contra qualquer tipo de violência e que bandido deve ser tratado como tal e merece cadeia.

“Aos brasileiros , especial aos amazonenses explico pq votei contra a intervenção no DF. É inconstitucional . E colocaram como interventor pessoa sem nenhuma experiência em segurança . Abomino os atos de violência, mas sou contra perseguição de inocentes q estão sem água e comida”, disse.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Operação Escudo

PF cumpre mandado em Manaus contra suspeito de abuso sexual de crianças na internet

Investigado é alvo de busca e apreensão por suspeita de armazenar, compartilhar e comercializar material de abuso sexual infantojuvenil

há 2 minutos

Resultado contestado

Apuração vira confusão entre cirandas após divulgação das notas no Amazonas

Agremiações e torcedores contestaram o resultado e levantaram suspeitas de favorecimento e compra de jurados; organização ainda não se manifestou

há 27 minutos

Amazonas

Barco vira após banzeiro e mata menino de 5 anos no Amazonas

Fernando estava desaparecido desde o fim da tarde de segunda-feira (10), quando a embarcação em que estava com familiares naufragou na região de Murutinga.

há 31 minutos

Interrupção de energia

Manaus terá desligamentos programados de energia nesta quinta-feira; confira os bairros

Manutenções na rede elétrica devem afetar áreas das zonas Sul, Leste, Oeste, Norte e Zona Rural ao longo do dia

há 1 hora

Polícia

Corpo é encontrado em área de mata após moradores ouvirem tiros no Novo Israel, em Manaus

Homem que usava bermuda laranja foi localizado morto em uma região de difícil acesso na Comunidade Celebridade.

há 1 hora