A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Plínio Valério solicita ingresso como amicus curiae em ação que contesta pavimentação da BR-319

Na petição, o senador defende que a discussão ultrapassa o campo ambiental, alcançando temas de interesse nacional.

Por Jonas Souza

31/07/2025 às 13:41

Notícias de Política – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) protocolou uma petição junto à 7ª Vara Ambiental para participar, na condição de amicus curiae, da Ação Civil Pública movida pela ONG Observatório do Clima contra o Ibama e o Dnit. A entidade ambiental questiona a legalidade da licença prévia concedida para a pavimentação do trecho do meio da rodovia BR-319, que foi novamente suspensa por decisão liminar.

PUBLICIDADE

Leia mais: Saiba para quem Moraes deu o dedo em jogo entre Corinthians e Palmeiras

Ex-presidente da CPI das ONGs e responsável pela proposta de criação da Subcomissão da BR-319 no Senado, Plínio busca colaborar com dados técnicos e argumentos jurídicos que sustentem a legalidade da licença emitida pelo Ibama. Segundo ele, o objetivo é fornecer subsídios ao Ministério Público Federal para rebater os pontos levantados pela ONG, que afirma haver irregularidades no processo de autorização ambiental.

A disputa judicial em torno da BR-319 tem se intensificado. Neste mês, a 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) restabeleceu a suspensão da licença, reforçando a insegurança sobre o futuro da obra.

Na petição, o senador defende que a discussão ultrapassa o campo ambiental, alcançando temas de interesse nacional como mobilidade, desenvolvimento regional e soberania na Amazônia. O documento afirma que a participação de Plínio Valério no processo se justifica pela sua atuação reconhecida no debate sobre a rodovia e pela sua representatividade como voz do Congresso Nacional e do Estado do Amazonas.

“A matéria envolve limites e fundamentos técnico-jurídicos da licença prévia da BR-319 e impacta diretamente direitos fundamentais da população amazônida. A presença de atores institucionais com legitimidade é essencial para o debate público qualificado”, diz um trecho da petição.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 12 minutos

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 48 minutos

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 1 hora

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 1 hora

Amazonas

Festival de Parintins 2026: Arsepam reforça fiscalização no transporte hidroviário com previsão de 100 mil passageiros

Operação especial amplia vistorias em portos de Manaus, Parintins e Itacoatiara para garantir segurança durante o aumento do fluxo do festival.

há 1 hora