Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Podemos de Alessandra Campêlo terá que devolver valores ao Tesouro Nacional por irregularidades em contas de campanha

O MP Eleitoral se manifestou pela devolução do valor total, acrescido de multa de até 20%, conforme previsto na Resolução TSE.

Por Jonas Souza

10/07/2025 às 17:45 - Atualizado em 05/08/2025 às 10:30

Notícias de Política – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) determinou que o diretório estadual do partido Podemos devolva R$ 14.896,24 ao Tesouro Nacional. A decisão foi tomada pelo Pleno da Corte após a identificação de irregularidades na prestação de contas referentes à campanha eleitoral de 2020 e ao exercício financeiro de 2021.

PUBLICIDADE

Leia mais: Grávida recebe diagnóstico de óbito fetal e descobre que bebê está vivo em maternidade de Manaus

De acordo com o relator do processo, juiz Fabrício Frota Marques, o partido apresentou inconsistências nas contas, incluindo ausência de documentos fiscais, despesas sem comprovação e falhas na identificação de doadores e fornecedores, o que levou à desaprovação das contas e à classificação de “não prestadas” no sistema da Justiça Eleitoral.

O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela devolução do valor total, acrescido de multa de até 20%, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.604/2019. Também foi solicitada a apresentação de documentos que comprovem a origem lícita dos valores oriundos de parlamentares envolvidos.

Entre os nomes citados no processo estão os dirigentes partidários Mirlene Rabelo Magalhães, Mauricio Wilker de Azevedo Barreto, Gleison Marculino de Alcântara, Alessandra Campelo da Silva e Geovanna Ingrid Fonseca Santa Rita. A defesa do partido foi representada pelos advogados Ewerton Almeida Ferreira e Isadora Ribeiro Pedroso.

O Podemos ainda poderá recorrer da decisão. No entanto, caso não cumpra a determinação, poderá ter o pedido de regularização indeferido e enfrentar outras sanções previstas na legislação eleitoral.

Confira documentos Multa Podemos

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Eleições 2026

Omar Aziz articula tirar PSB da base de Roberto Cidade e levar partido para seu arco de alianças no Amazonas

Movimento envolve lideranças nacionais do PT e do PSB para tentar reverter o apoio da sigla à reeleição de Roberto Cidade ao Governo do AM.

há 9 minutos

Brasil

Defesa de Fernando contesta prisão preventiva e diz não haver prova técnica de participação em crime contra crianças em Manaus

Advogado Ruan Cavalaro Belini afirma que prisão causou “surpresa” e sustenta que não foram encontradas imagens ilícitas nos celulares do investigado.

há 37 minutos

Brasil

Casal de universitários de 20 anos morre em acidente entre motos na BR-101

Cristian Bittencourt Esmeraldino e Maria Eduarda Muraro estudavam na Unisul e seguiam para uma romaria de motociclistas quando ocorreu a colisão em Içara, Santa Catarina.

há 1 hora

Eleições 2026

TRE-AM abre processo para investigar pesquisa que colocou Maria do Carmo na liderança ao Governo do Amazonas

Justiça determinou que o Instituto apresente defesa após ação questionar pesquisa que apontou Maria do Carmo na liderança pelo Governo.

há 1 hora

Polícia

Idoso é vítima de golpe em fila de banco e roubado após sair de agência em Manaus

Lourival Sidney Souza da Silva, de 72 anos, teria tido empréstimo contratado sem autorização antes de ser roubado e empurrado na Cachoeirinha.

há 2 horas