A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Podemos de Alessandra Campêlo terá que devolver valores ao Tesouro Nacional por irregularidades em contas de campanha

O MP Eleitoral se manifestou pela devolução do valor total, acrescido de multa de até 20%, conforme previsto na Resolução TSE.

Por Jonas Souza

10/07/2025 às 17:45 - Atualizado em 05/08/2025 às 10:30

Notícias de Política – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) determinou que o diretório estadual do partido Podemos devolva R$ 14.896,24 ao Tesouro Nacional. A decisão foi tomada pelo Pleno da Corte após a identificação de irregularidades na prestação de contas referentes à campanha eleitoral de 2020 e ao exercício financeiro de 2021.

PUBLICIDADE

Leia mais: Grávida recebe diagnóstico de óbito fetal e descobre que bebê está vivo em maternidade de Manaus

De acordo com o relator do processo, juiz Fabrício Frota Marques, o partido apresentou inconsistências nas contas, incluindo ausência de documentos fiscais, despesas sem comprovação e falhas na identificação de doadores e fornecedores, o que levou à desaprovação das contas e à classificação de “não prestadas” no sistema da Justiça Eleitoral.

O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela devolução do valor total, acrescido de multa de até 20%, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.604/2019. Também foi solicitada a apresentação de documentos que comprovem a origem lícita dos valores oriundos de parlamentares envolvidos.

Entre os nomes citados no processo estão os dirigentes partidários Mirlene Rabelo Magalhães, Mauricio Wilker de Azevedo Barreto, Gleison Marculino de Alcântara, Alessandra Campelo da Silva e Geovanna Ingrid Fonseca Santa Rita. A defesa do partido foi representada pelos advogados Ewerton Almeida Ferreira e Isadora Ribeiro Pedroso.

O Podemos ainda poderá recorrer da decisão. No entanto, caso não cumpra a determinação, poderá ter o pedido de regularização indeferido e enfrentar outras sanções previstas na legislação eleitoral.

Confira documentos Multa Podemos

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Forte chuva atinge Manaus e Defesa Civil alerta para risco de alagamentos

Previsão indica pancadas durante todo o dia; temperatura varia entre 24°C e 27°C, com sensação térmica de até 31°C.

há 3 minutos

Polícia

Polícia prende dupla investigada por agiotagem, sequestros e roubos em Manaus

Suspeitos são apontados como integrantes de grupo criminoso que continuava atuando mesmo após operações anteriores da polícia

há 8 minutos

Caso Henry Borel

Cármen Lúcia critica perdão judicial concedido a Monique Medeiros e rejeita argumento de misoginia

Ministra do STF afirmou que a igualdade de direitos não pode ser utilizada para justificar tratamento diferenciado em casos criminais

há 19 minutos

Brasil

Câmara avança com projeto que pode zerar conta de luz de casas de acolhimento LGBTQIA+

Proposta busca fortalecer instituições que atendem pessoas expulsas de casa, vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade

há 46 minutos