Pesquisar por em AM POST

Política

Políticos criticam a decisão de Gilmar Mendes em anular acusações contra José Dirceu

O relator afirma que os diálogos revelados pela Vaza Jato indicam ação coordenada envoldendo Moro.

  • Por AM Post

  • 29/10/2024 às 14:56

  • Atualizado em 29/10/2024 às 15:30

  • Leitura em dois minutos

A decisão do ministro do STF Gilmar Mendes de anular todas as condenações de José Dirceu (PT) na Lava Jato atraiu as manifestações de críticas por parte de políticos e parlamentares em todo o país. Deputados de todas as esferas de poder usaram as redes sociais e seus canais oficiais para críticar a decião do ministro do Supremo Tribunal Federal.

Em postagem no Twitter/X, o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) disse que chamar a decisão de “vergonha” seria um elogio. “Todas as provas e julgamentos foram nada”, escreveu. “Dizer que é vergonha é elogio. Quando a política invade os tribunais, a Justiça foge pela janela. A Justiça foi engolida por um buraco negro.”

PUBLICIDADE

O vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP) também falou sobre a decisão de Gilmar Mendes na rede social. “Gilmar Mendes anulou TODAS, repito, TODAS AS CONDENAÇÕES de José Dirceu na Lava Jato”, afirmou. “Agora Zé Dirceu é ‘ficha-limpa’ e provavelmente disputará as
eleições de 2026. O Brasil não é para amadores!”.

“José Dirceu teve suas condenações por crimes contra o bolso do trabalhador brasileiro anuladas por Gilmar Mendes e voltou a ser elegível para uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026”, publicou. “Já o ex-presidente Bolsonaro, segue inelegível, por ter se reunido com
embaixadores durante o exercício de seu mandato.”, afirma. “Essa é a ‘Justiça’ brasileira, temos realmente ‘tudo para dar certo’!”, acrescentou.

Em sua argumentação, o relator afirma que os diálogos revelados pela Vaza Jato e outros elementos trazidos nos autos indicam ação coordenada entre Moro e a força-tarefa da Lava Jato para acusar e denunciar José Dirceu. A atuação serviria de ensaio para a denúncia que seria posteriormente oferecida contra o presidente Lula.

PUBLICIDADE

É citado, por exemplo, que o nome de José Dirceu é mencionado 72 vezes na denúncia contra Lula no caso do Triplex do Guarujá, apesar de o ex-ministro não ter sido denunciado neste processo.

O ministro Gilmar aponta que tais fatores demonstram a ausência de imparcialidade na condução dos processos contra Dirceu, impedindo o ex-ministro do direito a um julgamento justo.

PUBLICIDADE

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias