Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pré-candidato ao Senado, Wilson Lima defende fim da escala 6×1, redução da maioridade penal e impeachment de ministros do STF

Ex-governador apresentou posicionamentos sobre temas em debate nacional durante entrevista à Rádio Difusora.

Por Natan AMPOST

09/06/2026 às 15:49 - Atualizado em 09/06/2026 às 21:01

Resumo 

O ex-governador do Amazonas e pré-candidato ao Senado, Wilson Lima (União Brasil), defendeu a redução da jornada de trabalho com o fim da escala 6×1, desde que acompanhada de medidas para evitar demissões, manifestou apoio à redução da maioridade penal e afirmou que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem estar sujeitos a mecanismos de responsabilização semelhantes aos aplicados a outras autoridades da República.

Notícias de política – O ex-governador do Amazonas e pré-candidato ao Senado Federal, Wilson Lima (União Brasil), comentou nesta terça-feira (9) temas que estão no centro das discussões políticas e legislativas do país. Em entrevista à Rádio Difusora, ele se posicionou sobre a redução da jornada de trabalho, a maioridade penal e a responsabilização de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao longo da conversa, Wilson destacou a necessidade de equilibrar direitos dos trabalhadores, segurança pública e mecanismos de controle institucional, defendendo que mudanças legislativas sejam acompanhadas de planejamento e responsabilidade.

Wilson Lima apoia fim da escala 6×1

Questionado sobre o debate envolvendo o fim da escala 6×1 e a redução da carga horária dos trabalhadores, Wilson Lima afirmou ser favorável à diminuição da jornada, especialmente em benefício de mulheres que acumulam responsabilidades profissionais e familiares.

PUBLICIDADE

O meu posicionamento é que a carga de trabalho do trabalhador tem que ser, sim, reduzida. E aí eu penso principalmente nas mães, nas mulheres. A maioria dos lares brasileiros, principalmente no estado do Amazonas, são chefiados por mulheres, que têm que dividir afazeres domésticos com as atividades laborais para garantir o sustento de suas famílias”, declarou.

O pré-candidato ao Senado também destacou a realidade enfrentada por mães solo e famílias que convivem com necessidades especiais.

Imagina uma mãe que tem uma criança com autismo e que é mãe solo, que precisa trabalhar e que precisa dar atenção para o filho. Então eu sou totalmente favorável”, afirmou.

Apesar do apoio à proposta, Wilson Lima defendeu cautela na implementação de eventuais mudanças na legislação trabalhista.

Ex-governador pede proteção ao emprego

Segundo Wilson, a redução da jornada deve ocorrer sem comprometer a geração de empregos, especialmente entre pequenos empreendedores.

PUBLICIDADE

Como é que você vai dar uma solução para as pequenas e microempresas, que são as mais afetadas com esse processo e as que mais geram emprego? Como é que elas vão conseguir administrar isso?”, questionou.

O ex-governador argumentou que uma legislação voltada à proteção dos trabalhadores não pode produzir efeitos contrários.

Eu sou a favor de que se diminua a carga de trabalho sobre o trabalhador brasileiro, mas se encontre soluções para que não haja demissões. Porque uma lei dessa não pode beneficiar o trabalhador e reverter em forma de prejuízo para ele”, completou.

Defesa da redução da maioridade penal

Outro tema abordado durante a entrevista foi a redução da maioridade penal, pauta que segue em discussão no Congresso Nacional.

Wilson Lima declarou apoio à proposta e afirmou que adolescentes envolvidos em crimes graves devem responder de forma mais rigorosa por seus atos.

PUBLICIDADE

Sou totalmente a favor da redução da maioridade penal. Não dá para admitir que um jovem de 16 anos cometa crimes graves, seja apreendido e retorne rapidamente ao convívio social sem uma resposta adequada da Justiça”, afirmou.

Para o ex-governador, a proteção das vítimas e da população deve ser prioridade nas políticas de segurança pública.

A nossa preocupação maior tem que ser na proteção do cidadão, do trabalhador, daquele que acorda cedo, daquele que está garantindo o sustento da sua família. Então, se cometer o crime, tem que sim ser punido”, declarou.

Responsabilização de ministros do STF

Wilson Lima também comentou o debate sobre a responsabilização de ministros do Supremo Tribunal Federal.

Segundo ele, integrantes da mais alta Corte do país devem estar submetidos aos mesmos instrumentos de controle institucional aplicados a outras autoridades públicas.

PUBLICIDADE

O prefeito pode ser cassado, o governador, o presidente da República. Por que o ministro também não pode ser impeachmado? Por que ele não pode ser avaliado, perguntado e questionado sobre o comportamento dele?”, questionou.

O ex-governador afirmou ainda que, caso haja comprovação de irregularidades, ministros também devem responder pelos seus atos.

Não tenha a menor dúvida de que, se o ministro cometeu um crime e isso está provado, ele tem que ser afastado, ele tem que ser cassado”, declarou.

Posicionamentos marcam início da pré-campanha ao Senado

As declarações de Wilson Lima ocorrem em um momento em que seu nome é apontado como um dos principais pré-candidatos à disputa por uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026.

Leia mais: Pesquisa aponta empate entre Alberto Neto e Wilson Lima na disputa pela segunda vaga ao Senado no Amazonas

De acordo com pesquisa recente do Instituto Projeta ele aparece tecnicamente empatado com o  deputado federal Alberto Neto (PL) na disputa por uma vaga ao Senado Federal pelo Amazonas, registrando ambos 14,6% das intenções de voto.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Veja a causa da morte de mulher encontrada em igarapé da Zona Leste de Manaus

Laudo do Instituto Médico Legal confirmou a causa da morte, mas Polícia Civil continua investigando o caso após corpo ser localizado com uma corda presa.

há 15 minutos

Eleições 2026

Corrida eleitoral 2026: Lula lidera rejeição, seguido por Flávio e Michelle Bolsonaro, aponta pesquisa Meio/Ideia

Novo levantamento testa rejeição geral e individual de potenciais candidatos à Presidência da República no pleito deste ano.

há 30 minutos

Amazonas

Torre 8: PF realiza operação que mira facções e lavagem de dinheiro em Manaus

Ação integrada mobiliza forças de segurança em todo o país e cumpre 272 mandados judiciais.

há 53 minutos

Brasil

Governo Trump rebate Itamaraty e nega risco de ação militar dos EUA no Brasil

Porta-voz americano classifica hipótese de Mauro Vieira como “absurda”, enquanto Ministério da Defesa descarta ameaça à soberania nacional.

há 1 hora

Brasil

Enteado é preso após confessar que matou padrasto com três tiros na cabeça

Suspeito afirmou à Polícia Civil que matou a vítima por acreditar que ela abusou sexualmente de sua irmã quando era adolescente.

há 1 hora