O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

Presidente da CPI da Covid que está com passaporte apreendido pela justiça pede retenção do documento de Wizard

Acusado de corrupção no Amazonas, o senador não pode deixar país pois está com o passaporte retido pela justiça desde 2019.

  • Por AM POST

  • 18/06/2021 às 18:44

  • Atualizado em 18/06/2021 às 19:03

  • Leitura em dois minutos

Redação AM POST

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), que determinou a apreensão do passaporte do empresário bolsonarista Carlos Wizard por não ter comparecido à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), já foi alvo da mesma medida e teve o documento apreendido pela Justiça.

PUBLICIDADE

Omar encaminhou na quinta-feira (17) um ofício ao presidente do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3), Mairan Maia, solicitando que o desembargador distribua a um juiz criminal o pedido para que Carlos Wizard tenha seu passaporte apreendido quando retornar ao Brasil.

Em julho de 2019, durante a Operação Vertex, a Polícia Federal do Amazonas prendeu familiares do senador por suspeita de envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção passiva. Na ocasião, foram presos a esposa de Omar Aziz, Nejmi Aziz, e os três irmãos dele: Murad, Amim e Mansour. Na época, o parlamentar não foi levado pela Polícia. Conseguiu se blindar por causa do foro privilegiado. No entanto, as investigações apontam fortes suspeitas do parlamentar com envolvimento em corrupção.

Na época, a Justiça do Amazonas proibiu o parlamentar de sair do país e determinou que seu passaporte fosse retido. A medida ocorreu no âmbito da operação Vertex, desborramento da Maus Caminhos, que apurou desvios de recursos para à área de saúde do estado.

PUBLICIDADE

A investigação foi desmembrada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em razão de indícios detectados de recebimentos de vantagens indevidas por um ex-governador como Omar Aziz, que, por exercer o cargo de senador, poderia ter direito a foro por privilegiado.

De acordo com reportagem do site CNN, o advogado de Aziz, Simonetti Neto, confirmou o bloqueio dos bens do político e o passaporte retido, mas afirmou que o juiz que decretou essas medidas era incompetente e que aguarda a decisão da nova juíza do caso.

PUBLICIDADE

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias