Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Presidente David Reis destaca diálogo e organização em seis meses à frente da CMM

Medidas administrativas garantem pagamentos em dia e valorização dos servidores municipais.

Por Hugo Guimarães

10/07/2025 às 09:40 - Atualizado em 05/08/2025 às 10:24

Presidente David Reis destaca diálogo e organização em seis meses à frente da CMM

Foto: Cleuton Silva e Eder França/Dicom-CMM

Notícias de Política – Nos primeiros seis meses de 2025, a gestão do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), tem sido marcada pela estabilidade institucional, reorganização administrativa e foco na valorização dos servidores. A presidência busca promover o diálogo e o respeito entre os parlamentares para garantir um funcionamento harmonioso da Casa.

PUBLICIDADE

“Eu respeito o perfil de cada colega vereador. Todos foram eleitos pela vontade popular e isso precisa ser respeitado. O Parlamento é feito de divergências, de ideias diferentes, e é justamente com maturidade, tranquilidade e humanidade que a gente consegue manter a Casa funcionando de forma ordeira”, disse o presidente durante entrevista exclusiva à Rede Tiradentes.

Um dos destaques da gestão foi a anulação do concurso público anterior, atendendo a uma recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), para dar lugar à elaboração de um novo certame, previsto para este segundo semestre. “Foi uma decisão extremamente difícil. Tivemos que agir com responsabilidade e legalidade. Acatamos a recomendação do Ministério Público e anulamos o certame anterior. Mas, já estamos avançando na organização de um novo concurso, com início, meio e fim, e que irá trazer para dentro da Câmara pessoas capacitadas para servir à cidade de Manaus. Esses servidores serão efetivos do Poder Legislativo, não estarão atrelados a nenhum gabinete. Serão concursados e farão parte do quadro da Casa”, explicou David Reis.

Leia mais em: Eduardo Bolsonaro responsabiliza Moraes por tarifa dos EUA e propõe anistia geral

Além disso, a Câmara aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, que prevê mais de R$ 11 bilhões em recursos para a Prefeitura de Manaus. O processo incluiu debates nas comissões, audiência pública e análise criteriosa de emendas, reforçando o papel fiscalizador do Legislativo. “Nós seguimos todo o rito previsto na Lei Orgânica e no Regimento Interno. A LDO foi debatida exaustivamente, com participação dos vereadores e transparência total. Nosso papel, além de legislar, é fiscalizar o Executivo, acompanhar os gastos e garantir que os recursos públicos sejam usados em benefício da população”, destacou o presidente.

PUBLICIDADE

Na área administrativa, a gestão tem buscado equilíbrio financeiro por meio de ajustes pontuais, possibilitando a retomada dos pagamentos em dia aos fornecedores e a valorização dos servidores com o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário no fim de junho. A segunda parcela está garantida ainda para este ano, com outra medida de reconhecimento prevista.

“Nós viramos uma página importante. Hoje a Câmara paga seus fornecedores em dia, honra seus compromissos e trata com respeito todos aqueles que fazem o Legislativo funcionar. E quando falo de respeito, falo também dos nossos servidores, sejam eles efetivos, comissionados ou de gabinete. Eles merecem reconhecimento e valorização. Por isso, conseguimos antecipar o 13º salário e, até o final do ano, teremos mais uma boa notícia para eles”, afirmou Reis.

Para o presidente, conduzir o Legislativo municipal requer equilíbrio, respeito às leis e compromisso com todos os envolvidos, incluindo vereadores, servidores e população. “A responsabilidade de conduzir o Legislativo municipal exige equilíbrio, respeito às leis e compromisso com os que fazem essa Casa funcionar, sejam vereadores, servidores ou a população que nos acompanha e cobra resultados. O caminho é de união, eficiência e serviço público com qualidade”, concluiu David Reis.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Eleições 2026

Omar Aziz articula tirar PSB da base de Roberto Cidade e levar partido para seu arco de alianças no Amazonas

Movimento envolve lideranças nacionais do PT e do PSB para tentar reverter o apoio da sigla à reeleição de Roberto Cidade ao Governo do AM.

há 9 minutos

Brasil

Defesa de Fernando contesta prisão preventiva e diz não haver prova técnica de participação em crime contra crianças em Manaus

Advogado Ruan Cavalaro Belini afirma que prisão causou “surpresa” e sustenta que não foram encontradas imagens ilícitas nos celulares do investigado.

há 37 minutos

Brasil

Casal de universitários de 20 anos morre em acidente entre motos na BR-101

Cristian Bittencourt Esmeraldino e Maria Eduarda Muraro estudavam na Unisul e seguiam para uma romaria de motociclistas quando ocorreu a colisão em Içara, Santa Catarina.

há 1 hora

Eleições 2026

TRE-AM abre processo para investigar pesquisa que colocou Maria do Carmo na liderança ao Governo do Amazonas

Justiça determinou que o Instituto apresente defesa após ação questionar pesquisa que apontou Maria do Carmo na liderança pelo Governo.

há 1 hora

Polícia

Idoso é vítima de golpe em fila de banco e roubado após sair de agência em Manaus

Lourival Sidney Souza da Silva, de 72 anos, teria tido empréstimo contratado sem autorização antes de ser roubado e empurrado na Cachoeirinha.

há 2 horas