Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Presidente do TSE derruba liminar de Elan Alencar e mantém Glória Carratte como vereadora de Manaus

Ministro Nunes Marques revogou efeito suspensivo concedido pelo TRE-AM e restabeleceu os efeitos da decisão que garantiu a posse.

Por Jonas Souza

16/07/2026 às 19:22 - Atualizado em 16/07/2026 às 19:56

  • O presidente do TSE, ministro Nunes Marques, concedeu liminar para revogar o efeito suspensivo do recurso especial de Elan Martins de Alencar.
  • Com a decisão, permanecem válidos os efeitos do acórdão do TRE-AM, que reconheceu fraude à cota de gênero pelo Partido Democracia Cristã (DC) nas eleições municipais de 2024 e manteve Carmem Glória Almeida Carratte como vereadora de Manaus.
  • Nunes Marques justificou a revogação porque a diplomação (28/05/2026) e a posse (01/07/2026) já ocorreram, e manter a suspensão poderia gerar instabilidade institucional.
  • A composição da Câmara Municipal de Manaus não muda imediatamente: Glória Carratte segue no cargo enquanto o mérito do recurso especial é analisado no TSE.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias de Política – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, concedeu liminar para revogar o efeito suspensivo atribuído ao recurso especial apresentado por Elan Martins de Alencar.

Com a decisão, permanecem válidos os efeitos do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) que reconheceu fraude à cota de gênero envolvendo o Partido Democracia Cristã (DC) nas eleições municipais de 2024 e resultou na diplomação de Carmem Glória Almeida Carratte como vereadora de Manaus.

PUBLICIDADE

Leia mais: Quatro dos cinco deputados mais faltosos da Aleam votaram contra a reeleição de Adjuto Afonso

O que motivou a decisão do ministro

Na decisão, Nunes Marques destacou que a situação processual mudou após a diplomação e a posse da vereadora. Segundo o ministro, quando o TRE-AM concedeu efeito suspensivo ao recurso especial, o objetivo era evitar mudanças sucessivas na composição da Câmara Municipal de Manaus antes da decisão definitiva do TSE.

Entretanto, como a execução do acórdão regional já havia sido concluída — com a diplomação em 28 de maio de 2026 e a posse em 1º de julho de 2026 —, manter a suspensão poderia provocar justamente a instabilidade institucional que a medida buscava impedir.

Confira a decisão Decisao

O que previa o acórdão do TRE-AM

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral reconheceu a existência de fraude à cota de gênero praticada pelo Democracia Cristã (DC).

Entre as determinações estavam:

PUBLICIDADE
  • cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP);
  • anulação dos votos obtidos pela legenda;
  • cassação dos diplomas dos candidatos eleitos pelo partido;
  • realização de uma nova totalização dos votos.

Foi a partir desse novo cálculo que Carmem Glória Carratte passou a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus.

O que alegou a defesa de Glória Carratte

Na ação apresentada ao TSE, a defesa sustentou que a posse da vereadora retirou o fundamento que justificava a manutenção do efeito suspensivo concedido pelo TRE-AM. Também argumentou que o recurso especial apresentado por Elan Martins seria juridicamente inviável, citando entendimentos consolidados na jurisprudência da Justiça Eleitoral.

Ao analisar o pedido, o ministro Nunes Marques afirmou que o TSE possui competência para revisar medidas cautelares concedidas pelos tribunais regionais quando surgirem fatos novos capazes de alterar o cenário jurídico do processo.

O processo já foi encerrado

A decisão concedida por Nunes Marques tem caráter liminar e garante, por enquanto, a permanência de Glória Carratte no cargo de vereadora. O mérito do recurso especial ainda será analisado pelo relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral, ministro Floriano de Azevedo Marques.

Após a decisão, os autos foram encaminhados ao relator para continuidade da tramitação.

O que muda na composição da Câmara de Manaus

Com a revogação do efeito suspensivo, não haverá alteração imediata na composição da Câmara Municipal de Manaus. Glória Carratte permanece exercendo o mandato até nova deliberação da Justiça Eleitoral sobre o mérito do processo.

Contexto regional

A disputa judicial tem impacto direto na composição da Câmara Municipal de Manaus, responsável por votar projetos de lei, fiscalizar o Executivo e deliberar sobre temas de interesse da capital amazonense. A decisão do TSE preserva, neste momento, a atual configuração do Legislativo municipal, enquanto o processo segue em tramitação na Corte Eleitoral.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Morte de idoso em Manaus não teve relação com vazamento de gás, afirma Secretaria de Saúde

Secretaria de Estado de Saúde afirma que 107 pessoas procuraram atendimento após o incidente com estireno no Distrito Industrial. A maioria recebeu alta, enquanto três pacientes seguem internados.

há 18 minutos

Política

Alessandra troca de grupo político, mas carrega ‘fantasma’ que pode custar vaga de vice na chapa de Omar Aziz

Trajetória política da deputada volta ao centro das discussões eleitorais.

há 22 minutos

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge o México e provoca alerta de tsunami em diversos países

Tremor foi registrado na costa sul do México e foi sentido também na Guatemala e em El Salvador; até o momento, não há informações sobre vítimas.

há 29 minutos

Amazonas

Acabou a ajuda: condenados por crimes hediondos perdem direito ao auxílio-aluguel no Amazonas

Nova lei sancionada pelo governador Roberto Cidade impede que pessoas condenadas definitivamente por crimes hediondos recebam o benefício social durante o cumprimento da pena e por até cinco anos após o fim da condenação.

há 51 minutos

Manaus

Fumaça em caminhão de oxigênio em frente ao Hospital 28 de Agosto chama atenção em Manaus

Imagens geraram preocupação nas redes sociais, mas emissão pode fazer parte do funcionamento normal do equipamento utilizado no abastecimento hospitalar.

há 1 hora