A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Processos disciplinares contra deputados que mantiveram motim no Congresso terão novo relator

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara fará novo sorteio nesta terça (21).

21/10/2025 às 00:00

Notícias de política – O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira, 21, um novo sorteio para definir o relator dos processos contra os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC). Eles foram os últimos a manter o motim em protesto à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que impediu o trabalhos da Casa, em agosto.

PUBLICIDADE

O conselho abriu três representações contra os parlamentares, que foram unificadas. No dia 7 de outubro foi realizado um sorteio da lista tríplice para definir o relator, mas dois dos três sorteados pediram para ser retirados.

A escolha do novo relator seguirá o procedimento padrão: três nomes serão sorteados e, entre eles, o presidente do colegiado, Fábio Schiochet (União-SC), escolherá o responsável pelo parecer A reunião está marcada para as 15h.

Pelas regras, o escolhido não pode ser do mesmo partido ou Estado dos representados e nem do mesmo partido de quem fez a representação. Neste caso, a representação com a sugestão de punições foi enviada pela Corregedoria da Câmara, chefiada pelo deputado Diego Coronel (PSD-BA).

Leia também: Membros do CV matam cozinheira na frente dos filhos após ela se recusar a envenenar PMS

PUBLICIDADE

O corregedor pediu a suspensão do mandato de Van Hattem e de Trovão por 30 dias por obstrução da cadeira da Presidência da Casa. Para Pollon foram pedidos mais 60 dias por ele ter chamado o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de “bosta” e “baixinho de um metro e sessenta”.

Após a definição do relator na terça-feira, o Conselho de Ética deve ouvir as testemunhas do processo que envolve o deputado André Janones (Avante-MG), acusado pelo PL de ofender Nikolas Ferreira (PL-MG) em discurso feito em julho.

Janones, que também deverá prestar depoimento, foi punido com a suspensão do mandato por três meses e retornou às atividades parlamentares em 12 de outubro.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Na abertura do 59º Festival de Parintins, Roberto Cidade destaca investimentos que impulsionam economia, turismo e serviços públicos

Na abertura oficial do festival, governador Roberto Cidade destacou investimentos em cultura, turismo, saúde, segurança e infraestrutura.

há 6 horas

Amazonas

Valentina Cid ‘flutua’ na arena e leva torcida do Caprichoso ao delírio no Festival de Parintins

Representante do Item 7 protagonizou uma evolução marcada por efeitos cênicos e técnica, arrancando aplausos e emoção da torcida azul.

há 6 horas

Amazonas

Caprichoso abre Festival de Parintins com homenagem às origens da ilha e espetáculo de resistência

Primeiro ato do espetáculo “Brinquedo que canta o seu chão” reuniu música, alegorias, tradição e emoção para abrir a disputa.

há 7 horas

Pará

Lutador de MMA acusado de matar influenciadora trans Paola Brattcho em motel vai a júri popular no Pará

Vítima foi morta a facadas dentro de um motel em março de 2025.

há 7 horas