Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Projetos de autoria de Roberto Cidade auxiliam instituições sociais na manutenção de atividades

Objetivo é auxiliar instituições locais.

Por Hugo Guimarães

17/01/2023 às 15:13

Redação AM POST

PUBLICIDADE

A declaração de utilidade pública permite às instituições a possibilidade de recebimento de doações de pessoas jurídicas, de bens apreendidos ou abandonados, permite a habilitação em editais públicos, entre outros. Em muitos casos, é somente por meio desta declaração que a sociedade civil organizada consegue manter as atividades em suas áreas de atuação.

E com o intuito de auxiliar instituições locais, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou Projetos de Lei (PL) que declaram os institutos Novos Líderes do Amazonas, Joana Galante e Vida Abundante, além da Associação Desportiva Libertad Futebol Esporte Clube como organizações de utilidade pública.

“É importante que auxiliemos as instituições a se manterem, que tenham a possibilidade de serem beneficiadas a partir de doações, apreensões, editais públicos. Temos, no Estado e nos municípios, iniciativas que garantem às instituições meios de se solidificarem, de melhorarem e expandirem as ações que já são realizadas pelas organizações sociais. A partir da declaração de utilidade públicas, essas organizações podem realizar suas atividades de uma forma melhor estruturada”, esclareceu.

Com a iniciativa de Cidade, por meio do Projeto de Lei nº 379/2022, o Instituto Novos Líderes do Amazonas foi declarado como de Utilidade Pública. Localizado no bairro de Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, o Instituto Novos Líderes, fundado em 2001, é voltado à formação e capacitação de novas lideranças empresariais e políticas nas comunidades carentes.

É do parlamentar ainda o PL nº 445/2022, transformado na Lei 6151/2022, que declara como de Utilidade Pública a Associação Desportiva Libertad Futebol Esporte Clube. Com sede no bairro Grande Vitória, zona Norte, a associação atende famílias em situação de vulnerabilidade social há 14 anos através de programas educacionais, culturais, técnicos, esportivos e recreativos.

PUBLICIDADE

Também é de iniciativa do parlamentar a Lei nº 5.974/2022, que declara o Instituto Joana Galante como de utilidade pública. Com mais de 20 anos de existência, o Joana Galante está sediado na avenida Tefé, Japiim, zona Centro-Sul, e tem como finalidade colaborar com a melhoria de vida de mulheres vítimas de abusos e/ou com enfermidades.

Por meio do Instituto Joana Galante, as mulheres são encaminhadas para consultas e exames, cirurgias; encaminhamento para expedição de documentos pessoais e para solicitação de benefícios sociais.

A Lei nº 6.011/2022, também de autoria do presidente da Aleam, declara como utilidade pública o Instituto Vida Abundante, sediado no Ramal do Pau Rosa, Monte das Oliveiras, zona Norte. A instituição foi fundada em 2015 e tem como finalidade promover o bem-estar em comunidades carentes por meio de programas e ações sociais que visem amparar o ser humano em suas necessidades básicas e na garantia de direitos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

Marco Aurélio Choy promete “gabinete de portas abertas” após ser escolhido para desembargador do TJAM

Após ser escolhido pelo governador, advogado afirmou que pretende ser “voz da advocacia” e manter um “gabinete de portas abertas” no TJAM.

há 7 horas

Manaus

Em reunião com apoiadores, Dra. Shádia relembra atuação na saúde durante gestão de David Almeida

Candidata a vice-governadora na chapa de David Almeida destacou os 17 anos de atuação como médica do SUS e o período em que participou da gestão municipal de saúde.

há 7 horas

Manaus

Polícia identifica três suspeitos de agredir mãe de criança autista em shopping de Manaus

Imagens e depoimentos de monitoras são analisados pela investigação.

há 8 horas

Quinto Constitucional

Governador Roberto Cidade escolhe Marco Aurélio Choy para vaga de desembargador do TJAM pelo Quinto Constitucional

Advogado foi escolhido pelo governador após integrar lista tríplice definida pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas.

há 8 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 e dobrar benefício para pais atípicos

Proposta apresentada em evento no Novo Aleixo prevê benefício de R$ 500 para mães e pais atípicos cadastrados no programa e novos serviços para pessoas com TEA.

há 8 horas