A Polícia Nacional Bolivariana da Venezuela publicou nesta quinta-feira (31) uma imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e uma silhueta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhada da frase: “Quem mexe com a Venezuela se dá mal”. A declaração, ainda que indireta, surge em meio ao desgaste nas relações entre o governo de Nicolás Maduro e o presidente brasileiro, intensificado nas últimas semanas.
A postagem também continha uma afirmação da soberania venezuelana: “Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagens de ninguém, não somos colônia de ninguém”, reforçando a posição do país de afastamento de interferências externas.
PUBLICIDADE
A crise diplomática se agravou na última quarta-feira, 30, quando Maduro chamou de volta a Caracas o embaixador venezuelano em Brasília, Manuel Vicente Vadell, em resposta a declarações do assessor presidencial brasileiro, Celso Amorim. Amorim, em entrevista recente, descreveu um “mal-estar” nas relações entre Lula e Maduro, mencionando a desconfiança de Lula quanto à transparência do processo eleitoral venezuelano, o que ainda impede o Brasil de reconhecer oficialmente os resultados.
Outro ponto de tensão foi o veto do Brasil à entrada da Venezuela no bloco do Brics, durante a Cúpula de Líderes em Kazan, na Rússia. O país vizinho buscava a adesão ao grupo com apoio de Rússia, China e Irã, mas a entrada foi barrada por falta de consenso entre os membros. Embora contasse com o apoio do presidente russo Vladimir Putin, Maduro viu sua proposta ser rejeitada, atribuindo a decisão a uma “traição” do Itamaraty.
A situação marca uma fase delicada nas relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela, com Maduro acusando o Brasil de ceder a pressões externas, enquanto o governo brasileiro segue cauteloso sobre a situação democrática do país vizinho.