A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Racha interno no PT: José Ricardo cobra de Sinésio Campos fim da aliança com União Progressista

José Ricardo usou as redes sociais para cobrar que o presidente estadual do partido, Sinésio Campos rompa com União Progressista.

Por Jonas Souza

06/09/2025 às 09:30

Notícias de Política – O racha dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) ganhou um novo capítulo após declarações do vereador José Ricardo, que usou as redes sociais para cobrar que o presidente estadual da sigla, deputado Sinésio Campos, reavalie alianças no Amazonas. O conflito do PT ganhou mais força depois do rompimento da federação União Progressista com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PUBLICIDADE

Leia mais: Amazon inaugura primeira estação de entrega no Amazonas e promete acelerar prazos na região

No Amazonas, o vereador José Ricardo usou as redes sociais nessa sexta-feira (5) para cobrar que o presidente estadual do partido, deputado Sinésio Campos, siga o mesmo caminho e rompa alianças locais.

José Ricardo iniciou sua manifestação criticando a postura da federação União Progressistas, que rompeu com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana. Para ele, os políticos ligados à federação deveriam entregar os cargos em todo o país, incluindo no Amazonas.

O parlamentar, no entanto, foi além. Ele defendeu que Sinésio Campos, reeleito recentemente presidente estadual do PT-AM, siga o exemplo e rompa com Wilson Lima, ressaltando que o governador tem se posicionado abertamente como apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em agosto, Sinésio declarou apoio a Wilson Lima em uma possível candidatura do governador ao cargo de senador da República, em 2026.

A decisão do líder do PT gerou uma avalanche de críticas dos demais políticos filiados ao partido. O embate escancara a divisão interna do partido no Amazonas, entre os que defendem a manutenção de alianças estratégicas e os que pregam um afastamento de figuras alinhadas ao bolsonarismo.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Minha Casa, Minha Vida: inscrições para moradias em Manaus terminam nesta terça-feira (30)

Prazo vale para famílias interessadas nas unidades da Faixa 1 do programa habitacional. Cadastro pode ser feito pela internet ou presencialmente.

há 3 minutos

Brasil

Namorada de chefe da PF já havia sido demitida da Record por vazamento de entrevista com Lula

Renata Varandas voltou ao centro das atenções após revelação de pagamentos milionários da Ambipar; em 2024, ela foi desligada da Record por quebra de acordo de exclusividade.

há 34 minutos

Polícia

Menino morto ao cair do quinto andar de prédio em Manaus é identificado; saiba quem é

Ocorrência foi registrada em condomínio residencial na zona Centro-Sul da capital amazonense; caso está sendo investigado.

há 38 minutos

Mundo

Turista australiano é preso suspeito de matar adolescente e esconder corpo em mala na Tailândia

Jovem de 17 anos foi encontrada morta dentro de uma mala após desaparecer em Pattaya. Suspeito foi preso quando tentava deixar o país.

há 1 hora

Brasil

Senado vota hoje PEC que cria aposentadoria diferenciada para agentes de saúde

Proposta votada nesta terça-feira prevê aposentadoria diferenciada para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

há 1 hora