Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

‘Renegou o mito’: Plínio Valério diz na cara dos eleitores da direita que nunca foi bolsonarista 

Apesar da recusa ao rótulo, a pré-campanha para 2026 o coloca para disputar parte do eleitorado conservador que costuma apoiar Bolsonaro.

Por Natan AMPOST

17/07/2026 às 18:05 - Atualizado em 17/07/2026 às 18:40

  • Plínio Valério (PSDB-AM) diz que não é bolsonarista e que sua vitória ao Senado em 2018 não foi “na onda” de Jair Bolsonaro, embora tenha recebido apoio de grupos ligados ao ex-presidente.
  • Em entrevistas recentes, mantém o mesmo discurso de independência, afirmando que não vai assumir um rótulo apenas para agradar e que não se identifica como “bolsonarista de carteira assinada”.
  • Apesar da recusa ao rótulo, a pré-campanha para 2026 o coloca para disputar parte do eleitorado conservador que costuma apoiar Bolsonaro.
  • O desafio político de Plínio será equilibrar a postura de não alinhamento com a necessidade de atrair eleitores com identificação com Bolsonaro, em um cenário de articulações e definição de alianças para a eleição.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias de política – Pré-candidato à reeleição ao Senado, Plínio Valério (PSDB-AM) tem reforçado, em diferentes entrevistas, que não se considera bolsonarista e que sua trajetória política não foi construída exclusivamente pelo apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O tema voltou ao centro do debate porque, embora negue integrar o movimento bolsonarista, Plínio deverá disputar, em 2026, justamente uma parcela importante do eleitorado conservador que tradicionalmente apoia Bolsonaro.

O que o senador disse sobre sua eleição?

Em entrevista ao portal Amazonas Atual, Plínio afirmou que sua vitória ao Senado, em 2018, não ocorreu por causa da chamada “onda bolsonarista”. Segundo ele, recebeu apoio de grupos ligados ao ex-presidente, mas atribui grande parte de  seus votos à própria trajetória política.

Na ocasião, o senador declarou:

PUBLICIDADE

Logo, eu não fui na onda do Bolsonaro. Mas eu recebi, sim, apoio de grupos bolsonaristas.

Ainda na mesma entrevista, Plínio afirmou:

Eu não sou bolsonarista, mas não falo mal do Bolsonaro.”

O discurso mudou durante a pré-campanha?

Ao longo dos últimos meses, Plínio manteve o mesmo posicionamento.

PUBLICIDADE

Leia mais: Plínio Valério reafirma que não é bolsonarista e destaca: “Sou de direita porque dizem que eu sou”

Em entrevista à TV Norte, o senador voltou a afirmar que não se considera bolsonarista e declarou:

O que eu não posso é assumir uma coisa só para agradar.

Mais recentemente, durante participação no Papo Político Podcast, voltou a afastar qualquer identificação formal com o movimento liderado por Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Quem foi que disse que eu sou bolsonarista de carteira assinada? (…) Eu sou o que é certo.”

As declarações provocaram repercussão nas redes sociais e entre eleitores identificados com a direita.

Como isso pode influenciar a eleição de 2026?

A disputa ao Senado no Amazonas ocorrerá em um cenário em que o eleitor poderá escolher dois candidatos.

Embora rejeite o rótulo de bolsonarista, Plínio deverá buscar votos de um eleitorado majoritariamente conservador, que também tende a ser disputado por outros nomes ligados ao campo da direita.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, o próprio senador tem defendido que existe uma diferença entre o eleitor de direita e o eleitor bolsonarista, afirmando que o bolsonarismo representa apenas uma parte desse segmento político.

A estratégia ocorre em meio ao início das articulações para a campanha de 2026, quando alianças, posicionamentos ideológicos e declarações públicas tendem a ganhar ainda mais peso na definição do voto.

 

 

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Vídeos

Pitbull mata gato e dono assiste ataque sem impedir em Manaus

Tutor do gato afirma que o responsável pelo cachorro não tentou impedir a agressão.

há 29 minutos

Manaus

Máscaras comuns não protegem contra estireno; saiba como agir em caso de exposição ao gás em Manaus

Especialistas alertam que não existe antídoto para a substância e orientam a população sobre os cuidados necessários após o vazamento registrado no Distrito Industrial.

há 47 minutos

Manaus

Fissuras são identificadas no tanque que vazou gás estireno por Manaus nos últimos dias

Inspeção com câmeras térmicas confirmou rachaduras na estrutura e a continuidade do vazamento de gás estireno no Polo Industrial de Manaus.

há 53 minutos

Brasil

PF prepara esquema de R$ 95 milhões para proteger candidatos à Presidência nas eleições de 2026

Operação da Polícia Federal terá até 458 servidores, veículos blindados, reconhecimento facial e tecnologia contra drones durante campanha.

há 55 minutos

Manaus

Prefeitura multa novamente empresa Innova em quase R$ 10 milhões por vazamento de gás estireno em Manaus

Prefeitura identificou fissuras no tanque com auxílio de drones equipados com câmeras térmicas.

há 1 hora