A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Sassá da Construção Civil diz que é de esquerda mas não defende Maduro: “fez, tem que pagar”

Ex-vereador de Manaus afirma que ser de esquerda não significa apoiar ditaduras e diz defender a democracia em qualquer país.

Por Natan AMPOST

06/01/2026 às 05:00

Notícias de política – O ex-vereador de Manaus e atual secretário extraordinário municipal, Sassá da Construção Civil (PT-AM), usou as redes sociais para se posicionar publicamente contra o governo do ditador Nicolás Maduro, que foi capturado e preso no último sábado (3) pelos Estados Unidos. Em vídeo publicado no Instagram, Sassá afirmou que, apesar de sua trajetória na esquerda, não apoia regimes que, segundo ele, desrespeitam princípios democráticos e violam direitos humanos.

PUBLICIDADE

Resposta a críticas e generalizações

A manifestação ocorreu após o ex-parlamentar receber comentários associando a esquerda brasileira ao apoio automático ao governo venezuelano. No vídeo, Sassá rebate a generalização e afirma que sua posição política não está vinculada a governos autoritários, mas à defesa da democracia, independentemente do país.

Eu sou de esquerda e não apoio o Maduro. Eu apoio a democracia no Brasil, na Venezuela, em qualquer país”, declarou. A fala foi direta e buscou diferenciar correntes políticas de regimes que concentram poder e restringem liberdades civis.

Críticas ao autoritarismo e à reeleição

PUBLICIDADE

Durante a gravação, Sassá também ampliou o debate ao criticar mecanismos que, segundo ele, favorecem a perpetuação de líderes no poder. Para o ex-vereador, a reeleição é um dos fatores que contribuem para o enfraquecimento das instituições democráticas.

“Sou contra que presidente ou governador tenha direito à reeleição. Tem que acabar com a reeleição”, afirmou, defendendo alternância de poder como pilar essencial da democracia.

Distanciamento de apoios ideológicos

Em tom ainda mais duro, Sassá fez questão de se desvincular de setores da esquerda que tratam Nicolás Maduro como referência política. “Se tem alguém da esquerda carregando Maduro como herói, que se vire para lá, vá para a guerra com ele. Eu não vou”, disse.

O ex-vereador reforçou que sua atuação política é guiada pela defesa da democracia e pela responsabilização de líderes que, na sua avaliação, cometeram abusos. “Maduro, você fez, tem que pagar”, completou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Justiça converte pena de jornalista em prisão por dívida relacionada a condenação contra Carla Zambelli

Defesa afirma que jornalista não tinha condições financeiras para quitar a dívida e havia solicitado parcelamento dos valores estabelecidos pela Justiça.

há 6 horas

Política

Maria do Carmo registra baixa adesão de eleitores no interior do AM após evento esvaziado em Manaus

Pré-candidata do PL cumpriu agenda política ao lado de vereadores aliados.

há 6 horas

Brasil

André Mendonça manda retirar tornozeleira de irmão de Ciro Nogueira

Decisão do ministro do STF considerou que não há indícios de fuga ou de tentativa de interferência nas investigações relacionadas ao caso Banco Master.

há 6 horas

Eleições 2026

Augusto Cury explica por que escolheu Manaus para lançar pré-candidatura à Presidência da República

Studio 5 lotou durante ato político que marcou entrada do escritor na disputa presidencial de 2026.

há 6 horas

Brasil

Homem que tentou estuprar nutricionista implora a juiz para não ficar preso: “voto de confiança”

Vítima conseguiu escapar após cerca de 30 minutos de luta corporal; investigado possui histórico criminal e teve prisão preventiva decretada.

há 6 horas