A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

“Se a eleição fosse hoje, eu votaria nele”, afirma Dan Câmara sobre Omar Aziz na eleição indireta para governador tampão

Deputado estadual também defende voto aberto na Aleam e diz que população deve saber posicionamento dos parlamentares.

Por Natan AMPOST

07/04/2026 às 15:15 - Atualizado em 07/04/2026 às 15:35

Resumo 


Deputado Dan Câmara declara apoio a Omar Aziz para eleição indireta que definirá governador tampão do Amazonas e defende voto aberto na Aleam.

Notícias de política – O deputado estadual Dan Câmara declarou apoio ao senador Omar Aziz para a eleição indireta que irá definir o governador tampão do Amazonas. A escolha será feita pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) após a renúncia do governador Wilson Lima e do vice Tadeu de Souza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


Apoio antecipado antes da eleição

A manifestação pública ocorreu nesta terça-feira (7) e antecipa o posicionamento do parlamentar em um cenário ainda em construção dentro da Aleam. Segundo Dan Câmara, a decisão é baseada no conhecimento prévio do plano de governo de Omar Aziz.

Se a eleição fosse hoje e o senador Omar estivesse no pleito, eu votaria nele”, afirmou o deputado em coletiva de imprensa na Aleam.

A declaração reforça o início das articulações políticas em torno da eleição indireta, que será definida pelos 24 deputados estaduais.


Defesa do voto aberto na Aleam

Além de declarar apoio, Dan Câmara também se posicionou sobre a forma de votação. O parlamentar defende que o processo seja transparente e com voto aberto.

Para ele, a população deve acompanhar como cada deputado se posiciona em uma decisão considerada estratégica para o futuro do estado.

A discussão sobre voto aberto ou secreto deve ganhar força nos bastidores da Assembleia, já que envolve diretamente a exposição política dos parlamentares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


Eleição indireta definirá governador tampão

A eleição indireta será realizada pela Aleam para escolher um governador que ocupará o cargo de forma temporária, até janeiro de 2027.

O processo ocorre após a vacância simultânea dos cargos de governador e vice, o que exige a escolha de um substituto por meio do Legislativo estadual, conforme previsto na Constituição.

O novo governador terá a missão de conduzir o estado até o fim do mandato atual.


Movimento político ganha força nos bastidores

A declaração de apoio de Dan Câmara sinaliza o início mais explícito das articulações políticas dentro da Assembleia. A tendência é que outros deputados também passem a se posicionar nos próximos dias.

A disputa deve envolver alianças, negociações e definição de blocos dentro da Casa, já que a eleição depende exclusivamente dos votos dos parlamentares.


Cenário segue em construção

Apesar da manifestação antecipada, o cenário ainda não está consolidado. A confirmação de candidaturas e a definição das regras da eleição indireta ainda devem ser debatidas pela Aleam.

A movimentação inicial, no entanto, já indica que o processo deve ser marcado por disputas políticas e estratégias nos bastidores.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 6 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 7 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 7 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 7 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 8 horas