- Reprodução
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, estará no Brasil nesta semana para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para esta quarta-feira (21) às 9h, no Palácio do Planalto. Além disso, Blinken participará da reunião de ministros do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, no Rio de Janeiro.
De acordo com comunicado do governo americano, Blinken irá enfatizar o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20 e à parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores e na cooperação na transição para energia limpa.
PUBLICIDADE
“O secretário busca uma conversa e envolvimento robustos com o presidente Lula sobre uma série de questões globais. O Brasil é um parceiro fundamental em uma série de questões, entre elas as questões de paz e segurança globais”, disse o secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Brian Nichols, em entrevista à imprensa.
Outro tema que deve ser tratado na conversa é a disputa entre Venezuela e Guiana em torno do território de Essequibo. “O governo brasileiro expressou sua preocupação com a situação ali e desempenha um papel importante para ajudar a resolver as tensões entre as autoridades de Maduro e o governo da Guiana sobre o Essequibo, por exemplo”, informou o secretário adjunto.
Além da reunião com Lula, Blinken participará nos dias 21 e 22 da Reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros do G20, no Rio de Janeiro. “À margem da reunião, o secretário envolverá parceiros do G20 e outros na Missão Multinacional de Apoio à Segurança no Haiti, um esforço fundamental que responde ao apelo do povo haitiano por ajuda para restaurar a segurança e a estabilidade”, acrescentou Nichols.
PUBLICIDADE
Após sua visita ao Brasil, Blinken irá à Argentina para se encontrar com o presidente Javier Milei, onde discutirá questões bilaterais e globais, como crescimento econômico sustentável, a prosperidade econômica, os direitos humanos e o reforço do comércio entre os dois países.