Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Senado altera projeto sobre emendas parlamentares; texto de volta à Câmara

Uma das principais mudanças ocorreu no trecho sobre o limite para o crescimento das emendas parlamentares.

Por Jonas Souza

18/11/2024 às 19:28 - Atualizado em 18/11/2024 às 19:30

O Senado concluiu nesta segunda-feira (18) a votação do projeto de lei complementar que regulamenta as emendas parlamentares, introduzindo mudanças no texto-base aprovado anteriormente. Com as alterações, o texto será devolvido à Câmara dos Deputados para nova avaliação antes de seguir para sanção presidencial.

PUBLICIDADE

Uma das principais mudanças ocorreu no trecho sobre o limite para o crescimento das emendas parlamentares. Após negociações com o Palácio do Planalto, o relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), aceitou retirar um dispositivo que poderia permitir que algumas emendas fossem restauradas do limite imposto pelo projeto. A redação original foi retomada, estabelecendo que o crescimento das emendas deve seguir as regras do arcabouço fiscal ou ser limitado à inflação.

Outro ponto de destaque foi a controvérsia em torno da possibilidade de bloqueio de emendas parlamentares. Enquanto a Câmara havia aprovado apenas o contingenciamento – um corte temporário de despesas motivado pela frustração de receitas –, o relator do Senado havia incluído a opção de bloqueio. Essa medida seria aplicada quando os gastos ultrapassassem os limites permitidos, ampliando a margem de manobra do Poder Executivo.

O tema gerou amplo debate entre os senadores. Parlamentares da oposição e de partidos de centro criticaram a proposta de bloqueio, argumentando que ela poderia concentrar mais poder nas mãos do Executivo, dificultando a autonomia do Congresso no manejo das emendas. Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), “o bloqueio cria um mecanismo que interfere no equilíbrio de forças entre os poderes”.

A aprovação do texto com reflexões sobre o esforço do governo em buscar um equilíbrio entre o controle fiscal e a manutenção da influência parlamentar sobre o orçamento.

Agora, caberá à Câmara decidir se mantém as mudanças realizadas pelo Senado. Caso os deputados discordem, o texto retornará ao Senado para nova análise, prolongando a tramitação do projeto. O resultado será determinante para a gestão das emendas no próximo ciclo orçamentário.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Morre segunda vítima de incêndio devastador no Careiro da Várzea

Conhecido como “Malandragem”, homem estava internado desde o dia 7 de julho na Unidade de Queimados do Hospital 28 de Agosto. Suspeito de provocar o incêndio segue preso.

há 11 minutos

Após repercussão

Líder do Legendários no AM defende movimento após recomendação da Igreja Presbiteriana

Líder religioso afirmou que o projeto tem restaurado famílias e disse que muitas críticas são feitas com base em informações incompletas.

há 17 minutos

Investigação da PF

Lulinha: entenda nova investigação da PF autorizada pelo STF

Inquérito da Polícia Federal apura suposta atuação do filho do presidente Lula em negociações envolvendo cannabis medicinal no Ministério da Saúde; defesa nega irregularidades.

há 38 minutos

Brasil

Amazonas e Acre: civilização perdida na Amazônia pode ter abrigado 3 milhões de habitantes, diz pesquisa

Pesquisa revela que o povo Aquiry ocupou uma vasta área da Amazônia por mais de mil anos e deixou milhares de estruturas escondidas sob a floresta.

há 42 minutos

Marco histórico

MPAM empossa primeira promotora trans do Brasil

Cerimônia nesta sexta-feira (31), em Manaus, marca a entrada de seis novos membros no Ministério Público do Amazonas e um momento inédito para o sistema de Justiça brasileiro.

há 1 hora