A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Senado aprova ampliação da Lei de Cotas e inclui quilombolas

Critérios socioeconômicos também foram revistos.

25/10/2023 às 08:50 - Atualizado em 25/10/2023 às 09:08

Na noite da última terça-feira (24), o Senado aprovou o projeto de lei que expande o sistema de cotas na rede de ensino federal. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, foi mantido integralmente pelo Senado após a rejeição de oito emendas apresentadas em plenário. O projeto agora aguarda a sanção presidencial.

PUBLICIDADE

O projeto de lei prevê diversas mudanças, incluindo a inclusão dos quilombolas na Lei 12.711/12, que reserva 50% das vagas em universidades e institutos federais para estudantes de escolas públicas. Além disso, a metodologia será atualizada anualmente, abrangendo os percentuais de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, assim como os critérios socioeconômicos, como renda familiar e estudo em escolas públicas.

Após a decisão do Congresso, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, celebrou a aprovação nas redes sociais, afirmando: “Que vitória a aprovação do aprimoramento da Lei de Cotas no Senado. Trabalhamos incansavelmente para defender essa política, que é a maior ação de reparação do nosso país. As cotas abrem portas e vão seguir abrindo!”

A matéria aprovada estabelece que os critérios raciais sejam aplicados tanto nas vagas que consideram a renda familiar quanto nas vagas gerais. Nesse sentido, os candidatos cotistas só acessarão as vagas reservadas se não forem aprovados nas vagas gerais.

No que diz respeito aos critérios socioeconômicos, a classificação para cotistas considerará estudantes pertencentes a famílias com renda de até um salário mínimo por pessoa, que atualmente corresponde a R$ 1.320, em oposição aos anteriores 1,5 salário mínimo. As vagas de cotas serão distribuídas entre os grupos raciais e pessoas com deficiência, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluindo os quilombolas, que agora fazem parte da contagem no último Censo.

O projeto determina ainda a elaboração e divulgação de relatórios que permitam a avaliação do programa a cada dez anos. Isso visa a manutenção e aprimoramento das políticas de cotas na educação brasileira.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Política

Pesquisa Direto ao Ponto mostra força de Wilson Lima no interior e disputa pelo Senado no Amazonas

Ex-governador registra desempenho expressivo fora da capital e aparece entre os principais concorrentes na corrida por uma das duas cadeiras do Amazonas no Senado Federal.

há 7 minutos

Manaus

Homem morre após tomar choque elétrico durante furto a fios de igreja em Manaus

Suspeito não resistiu aos ferimentos após receber choque elétrico durante a ação.

há 7 minutos

Brasil

Banco ligado a Edir Macedo enfrenta disputa judicial bilionária antes de operação da PF

Yards Capital acionou a Justiça para cobrar cerca de R$ 500 milhões do Banco Digimais após desvalorização de ativos ligados a empresas investigadas; instituição também é alvo da Operação Miragem da Polícia Federal.

há 17 minutos

Manaus

Saiba quem é o vendedor de café morto após ser atropelado no Centro de Manaus

Conhecido como “Cearazinho”, trabalhador de 60 anos foi atingido enquanto chegava ao local de trabalho empurrando uma bicicleta.

há 39 minutos

Polícia

Homem é encontrado morto em área de mata com sinais de violência extrema na Zona Norte de Manaus

Corpo foi localizado por moradores na zona norte de Manaus; vítima ainda não foi identificada.

há 2 horas