Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Senado deve decidir nesta semana sobre candidaturas de militares sem perder salário

Para que a PEC seja aprovada, é necessário que pelo menos dois terços dos senadores votem a favor em dois turnos de votação.

Por Natan AMPOST

19/02/2024 às 17:21

Na quinta-feira (22), o Plenário do Senado realizará a última sessão de discussão sobre um aumento de 25 anos no tempo de serviço para que militares federais possam concorrer em eleições sem perder a remuneração. A proposta em questão é a PEC 42/2023, de autoria do senador Jaques Wagner (PT-BA), que recebeu voto favorável do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) na Comissão de Constituição e Justiça.

PUBLICIDADE

Após as cinco sessões de discussão, a PEC 42/2023 poderá ser analisada em primeiro turno no Senado. Até o momento, a proposta foi debatida em duas sessões e passará por mais três discussões antes da votação, nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro. A terceira sessão, que estava agendada para 8 de fevereiro, foi adiada devido à falta de quórum.

Para que a PEC seja aprovada, é necessário que pelo menos dois terços dos senadores votem a favor em dois turnos de votação.

A proposta prevê que apenas candidatos militares, pertencentes ao Exército, Marinha ou Aeronáutica, com mais de 35 anos de serviço poderão passar para a reserva remunerada. Nesse caso, os oficiais ou praças continuariam sendo remunerados pela União. Militares com menos de 35 anos de serviço seriam encaminhados para a reserva não remunerada ao registrarem suas candidaturas.

De acordo com as normas atuais, caso tenham mais de dez anos de serviço, os militares das Forças Armadas são temporariamente deslocados para uma inatividade remunerada conhecida como “agregação”, com a possibilidade de retorno à ativa em caso de não eleição. Já aqueles com menos de dez anos de serviço são transferidos para a reserva não remunerada quando têm suas candidaturas deferidas.

Este projeto de emenda constitucional visa reestruturar os requisitos para que militares federais possam se candidatar em eleições sem perder a remuneração, estabelecendo critérios mais rígidos em relação ao tempo de serviço.

Este foi um resumo da matéria jornalística sobre a discussão no Senado acerca do aumento de tempo de serviço para militares federais concorrerem em eleições sem perder a remuneração. A PEC 42/2023 traz mudanças significativas nesse sentido, buscando adequar as normas vigentes às demandas atuais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Eleições 2026

Alfredo Nascimento exalta força do PL no Amazonas durante convenção e cobra unidade em torno de Maria do Carmo

Presidente estadual do PL descartou divisões internas, criticou “narrativas” sobre o partido.

há 2 minutos

Polícia

Guarda civil municipal é morto a tiros em Tabatinga; dois suspeitos são presos

Profac 2026 oferece capacitação on-line para cidadãos interessados em acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

há 11 minutos

Amazonas

TCE-AM abre inscrições para programa gratuito de formação em controle social com 200 vagas

Profac 2026 oferece capacitação on-line para cidadãos interessados em acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

há 17 minutos

Política

Capitão Alberto Neto confirma o lobista Alessandro Bronze como primeiro suplente ao Senado conforme noticiou o AM POST  

Anúncio foi feito durante a convenção estadual do partido, que oficializou as candidaturas para as eleições de 2026 no Amazonas.

há 21 minutos

Brasil

CNJ afasta ex-juíza da Lava Jato Gabriela Hardt por dois anos; processo disciplinar é prorrogado

Magistrada que substituiu Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba continuará sendo investigada por supostas irregularidades na homologação de acordo bilionário.

há 44 minutos