O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

Serafim repudia decisão judicial que proíbe retomada da BR-319 por entender que é uma “obra nova”

A estrada que liga o Amazonas a Roraima, ficou intrafegável a partir do ano de 1986, quando deixou de ter manutenção por parte do governo federal.

Por Hugo Guimarães

03/03/2021 às 12:00

Redação AM POST

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) repudiou, nesta quarta-feira, 3, a decisão judicial do desembargador Jirair Aram Meguerian, do TRF1 (Tribunal Federal da 1ª Região), que suspendeu a liberação das obras da BR-319, por entender que é uma obra nova e exige o relatório de impactos e estudos (EIA/Rima).

PUBLICIDADE

Meguerian proferiu a decisão após a determinação da juíza federal Jaíza Fraxe, que liberou a obra por entender que a BR-319 já existe desde 1974, sendo necessária a devida pavimentação.

“Quando se imaginava que todos os obstáculos ficaram para trás, houve uma decisão judicial muito bem fundamentada pela juíza federal Jaíza Fraxe liberando a obra da estrada. O Ministério Público Federal apelou dessa decisão ao TRF1 e o desembargador Jirair Aram Meguerian, que não creio que tenha vindo a Manaus e conheça o contexto, deu uma decisão dizendo que é uma obra nova e precisa do EIA/ Rima e não tendo o documento não pode fazer a obra”, disse o parlamentar.

A BR-319, estrada que liga o Amazonas a Roraima, foi construída há mais de 40 anos e ficou intrafegável a partir do ano de 1986, quando deixou de ter manutenção por parte do governo federal.

PUBLICIDADE

“Durante 12, 13, 14 anos, a BR-319 funcionou, mas ali em 1985, 1986, como a estrada não recebeu manutenção durante período, ela sobre o fenômeno das terras caídas, a água sobe, água desce e vai desbarrancando”, disse Serafim durante sessão na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas).

De acordo com o líder do PSB na Casa Legislativa, por volta 1988, “a estrada fechou de vez e há mais de 30 anos o Amazonas vive essa novela de recuperar ou não recuperar a estrada”.

PUBLICIDADE

“Há ao menos 18 anos se tem essa discussão se a estrada é nova ou é a recuperação de uma estrada que sempre existiu. O resultado é que nós do Amazonas e de Roraima temos levado desvantagem, porque conseguiram convencer a Justiçade que essa é uma estrada nova, como se nunca tivesse existido e ela existiu. Eu andei nessa estrada inúmeras vezes”, afirmou.

Serafim ainda disse que o abandono da BR-319, por parte do governo federal desde 1985, não se repetiria com a Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

“Senhores, queria ver se o Brasil abandonaria a Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro por 10, 12 anos, de forma que desbarrancasse, ficasse intransitável e permanecesse com ela intransitável por 35 anos e depois disso, quando vários governos tentassem recompor a estrada, saísse uma decisão dessas”, lamentou.

O deputado chegou a mencionar a crise que o Estado ainda atravessa por falta de logística para aquisição de oxigênio.

“Repudio essa pressão que exerce sobre nós, Amazônia, para nos manter no isolamento. Sofremos a crise do oxigênio. Essa crise teria sido bem menor se nós tivéssemos ligação por terra”, concluiu.

* Com informações da assessoria de imprensa

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

STF revoga prisão de Mauro Cid após novo pedido de detenção pela PF

Detalhes da decisão ainda não foram divulgados.

há 25 minutos

Brasil

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid é alvo da PF

PF apura articulação para obtenção de passaporte português para ex-ajudante de ordens.

há 34 minutos

Mundo

Na espera de retaliação, israelenses estocam alimentos e água após ataques a Irã

Tensão cresce no Oriente Médio com possível conflito ampliado entre Israel e Irã.

há 40 minutos

Política

Ex-ministro do Turismo é preso em Recife sob suspeita de ajudar Mauro Cid a deixar o país

Gilson Machado é investigado por obstrução de justiça e favorecimento pessoal, segundo a Polícia Federal.

há 44 minutos

Mundo

Trump elogia ataque de Israel ao Irã e alerta: “Há muito mais por vir”

Presidente dos EUA afirma que Teerã ignorou ultimato e defende ação militar como resposta à recusa iraniana.

há 51 minutos