Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Sob gestão de Lula, 27 milhões de vacinas contra covid-19 vencem

A informação foi divulgada pela pasta na terça-feira 14.

Por Hugo Guimarães

15/03/2023 às 10:27

Redação AM POST

PUBLICIDADE

A nova gestão do Ministério da Saúde deixou pouco mais de 27 milhões de vacinas contra a covid-19 vencerem. A informação foi divulgada pela pasta na terça-feira 14.

De acordo com o ministério, a responsabilidade é do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que deixou um estoque “sem tempo hábil para distribuição e uso”. Desde 2021, quase 40 milhões de doses foram descartadas.

O prejuízo aos cofres públicos é calculado em cerca de R$ 2 bilhões, segundo nota emitida pela pasta.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva justificou o desperdício ao pôr a culpa na equipe de transição, que não teria recebido informações sobre estoques e validade de vacinas.

PUBLICIDADE

Ainda conforme o ministério, nos próximos 90 dias, mais 5 milhões de doses vencem e outros 15 milhões de vacinas terão o prazo de validade expirado dentro de seis meses.

“O Ministério da Saúde buscou uma solução pactuada com o conselho de secretários estaduais e municipais de Saúde, para um esforço conjunto, para evitar novos desperdícios”, afirmou a pasta. “Outras ações também estão sendo pactuadas dentro do Movimento Nacional pela Vacinação.”

De acordo com a nota do ministério, em 2021 quase 2 milhões de doses venceram, devido ao prazo. Já no ano passado, esse número chegou a 9,9 milhões de vacinas contra a covid-19.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Fuga secreta

Ameaça de assassinato do Irã faz Trump abandonar avião e sair da Turquia escondido em caminhão

Presidente foi transferido secretamente para um avião secundário antes de seguir viagem ao Reino Unido, segundo o “The Washington Post”

há 11 minutos

Leis mais duras

Wilson Lima promete endurecer leis contra estupradores e agressores se chegar ao Senado

Pré-candidato defende redução da maioridade penal, castração química para estupradores e penas mais rígidas para agressores de mulheres

há 38 minutos

Brasil

Estudante de Direito morta com tiros na cabeça pelo ex tinha medida protetiva

Lívia Berthoud, de 22 anos, tentou fugir pelas ruas de Pindamonhangaba, mas foi alcançada pelo suspeito, que depois tentou tirar a própria vida e permanece internado sob custódia policial.

há 59 minutos

Licitação sob análise

TCE-AM mantém investigação sobre licitação de alimentos em Urucará

Corte negou pedido para suspender pregão, mas determinou que possíveis irregularidades no edital sejam analisadas pela área técnica

há 1 hora

Mundo

Fim de Bashar al-Assad? Ex-ditador é condenado à morte e destino final depende da Rússia

Tribunal sírio condenou o ex-presidente por crimes contra a humanidade e de guerra.

há 2 horas