Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

TCE-AM derruba licitações do prefeito Simão Peixoto no fim de sua gestão em Borba

Entre as licitações denunciadas estão aquisição de combustíveis, materiais de higiene, limpeza e expediente.

Por Jonas Souza

10/12/2024 às 18:36 - Atualizado em 11/12/2024 às 13:39

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) determinou que a Prefeitura de Borba, sob a gestão do prefeito Simão Peixoto (MDB), suspenda licitações e contratações realizadas nos últimos meses de seu mandato. A decisão, publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial do TCE-AM, atende a uma representação com pedido de medida cautelar apresentada pelo prefeito eleito Raimundo Santana de Freitas, que assumirá o município em 2025.

PUBLICIDADE

Denúncia de irregularidades

A representação acusa a atual administração de realizar diversas licitações de elevado valor financeiro durante o período eleitoral e homologar contratos após as eleições, o que, segundo o denunciante, contraria o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Este artigo proíbe a contração de despesas nos últimos meses de mandato que não possam ser pagas dentro do mesmo exercício financeiro ou que comprometam o orçamento da gestão seguinte.

Entre as licitações denunciadas estão registros de preços para a aquisição de combustíveis, materiais de higiene, limpeza e expediente destinados às Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e Saúde (SEMSA). O valor total das contratações ultrapassa R$ 9,9 milhões.

De acordo com o documento apresentado ao TCE-AM, as homologações ocorreram faltando apenas dois meses para o fim do mandato, um período considerado insuficiente para justificar os gastos, especialmente considerando o calendário escolar e a existência de contratos semelhantes já em vigor.

Decisão do Tribunal

Com base nos argumentos apresentados, o conselheiro Érico Desterro, relator do caso, determinou a suspensão imediata de pagamentos oriundos dos contratos firmados nos pregões n.º 009/2024 e n.º 011/2024. Além disso, a Prefeitura de Borba foi orientada a suspender e se abster de homologar os pregões n.º 010/2024 e n.º 012/2024.

PUBLICIDADE

A decisão também recomenda à Câmara Municipal de Borba que suspenda contratos já firmados, caso estejam vinculados aos pregões mencionados ou respaldados pelo Decreto Municipal n.º 206/2024, publicado em 28 de outubro de 2024.

Preocupações com o orçamento da próxima gestão

O prefeito eleito Raimundo Freitas destacou em sua denúncia o risco de que as contratações comprometam o orçamento da gestão 2025-2028. “Essas aquisições, realizadas sem justificativa adequada e em um período tão próximo do final do mandato, representam um grande risco para as finanças do município”, afirmou.

Freitas também apontou que uma denúncia anterior sobre as mesmas licitações já havia sido apresentada ao TCE-AM, mas não foi acolhida. Agora, ele espera que a decisão de suspender os contratos traga maior controle sobre as contas públicas de Borba.

O artigo 42 da LRF busca impedir práticas que possam comprometer a continuidade administrativa e financeira das prefeituras, sobretudo em períodos de transição de governo. Caso a decisão do TCE-AM seja descumprida, o prefeito Simão Peixoto pode enfrentar penalidades, incluindo a responsabilização por improbidade administrativa.

Confira documentos TCE-SIMÃO PEIXOTO

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Motociclista fica ferido após bater na traseira de carro na avenida Noel Nutels em Manaus

Motorista do automóvel deixou o local sem prestar socorro, segundo testemunhas.

há 13 minutos

Polícia

Homem é preso suspeito de pagar para praticar zoofilia contra animais em Manaus

Suspeito foi preso em flagrante no bairro Redenção.

há 48 minutos

Brasil

Mega-Sena: confira as dezenas sorteadas no concurso que paga R$ 85 milhões

Caixa Econômica Federal realizou o sorteio na noite desta quinta-feira (30).

há 2 horas

Manaus

DJ argentino Diego Sosa fará apresentação exclusiva em Manaus

Artista reconhecido na cena internacional do Tech House será a principal atração da House in the Mix, na Rox Club Lounge, em Manaus.

há 2 horas

Brasil

Mendonça autoriza investigação sobre Lulinha após pedido da PF por suspeitas de corrupção e tráfico de influência

Ministro do STF deu aval para novo inquérito que apura suposta atuação de Fábio Luís Lula da Silva em negociações envolvendo cannabis.

há 2 horas