TCU investiga gastos com festival “Janjapalooza” durante a Cúpula do G20
O TCU confirmou a existência de dois processos que tratam do tema, um deles sob a relatoria do ministro Jorge Oliveira.
- Foto: divulgação
O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação para apurar a legalidade dos gastos públicos com o festival “Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza”, realizado durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. O evento, que contou com a presença de diversos artistas brasileiros, como Seu Jorge, Alceu Valença e Zeca Pagodinho, foi alvo de críticas por parte de parlamentares e da sociedade civil, que questionam a destinação de recursos públicos para um evento artístico em meio à crise econômica.
PUBLICIDADE
A investigação foi aberta após um pedido do deputado federal Sanderson (PL-RS), que questiona a pertinência dos gastos com o festival em um momento de crise econômica e a falta de transparência na aplicação dos recursos. “Em um momento tão difícil, crise econômica (…) e a dona Janja da Silva gastar R$ 33 milhões em uma festa em que nem se sabe qual é o interesse público, porque ela não tem compromisso nenhum com a responsabilidade pública”, afirmou o parlamentar em um vídeo.
De acordo com informações preliminares, os recursos para a realização do festival teriam sido provenientes de empresas públicas como a Petrobras e o Itapu. O evento, que contou com cerca de 30 atrações musicais, foi realizado na Praça Mauá, na zona central do Rio de Janeiro.
O TCU confirmou a existência de dois processos que tratam do tema, um deles sob a relatoria do ministro Jorge Oliveira. A corte, no entanto, negou acesso aos documentos, alegando que os processos ainda estão em andamento e não há decisões definitivas.
G20 e a Aliança Contra a Fome
O festival “Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza” foi realizado no contexto da Cúpula do G20, que reuniu os líderes das 20 maiores economias do mundo no Rio de Janeiro. O evento foi uma iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e teve como objetivo lançar a Aliança Contra a Fome, um programa de combate à insegurança alimentar.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






