- Foto: Reprodução
Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira revela que quase três em cada quatro brasileiros consideram a democracia como o melhor regime político para o Brasil. No entanto, o índice apresentou queda em relação à última pesquisa, indo de 79% em outubro do ano passado para 74% agora.
A pesquisa, que entrevistou 2.004 pessoas em 135 cidades, é a primeira desde os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram alvo de depredação. A confiança na democracia havia atingido seu ponto máximo em outubro de 2022, mas desde então registrou uma diminuição.
PUBLICIDADE
Detalhes da Pesquisa:
- 74% dos entrevistados acreditam que a democracia é o melhor regime para o Brasil.
- 15% afirmam que tanto faz se o país é uma democracia ou uma ditadura, comparado a 11% na pesquisa anterior.
- 7% concordam que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático, subindo de 5% em levantamento anterior.
Variações Históricas e Correlações:
A pesquisa ressalta a relação entre preferência política, nível de escolaridade e renda dos entrevistados. Entre os que concluíram o ensino fundamental, 61% preferem a democracia, enquanto esse índice sobe para 89% entre os que têm ensino superior.
PUBLICIDADE
Quanto à renda, o apoio à democracia é de 67% entre aqueles que ganham até dois salários mínimos, chegando a 88% entre os que recebem mais de cinco salários mínimos mensais.
A pesquisa também indica que quanto menor o grau de instrução e renda, maior é a indiferença em relação à forma de governo. Entre os menos instruídos, a opção “Tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura” atinge 23%, enquanto entre os mais pobres, esse patamar é de 20%.
PUBLICIDADE
Quanto ao gênero, 78% dos homens apoiam a democracia, enquanto essa preferência é de 69% entre as mulheres. A pesquisa oferece uma visão abrangente sobre a percepção dos brasileiros em relação ao sistema político do país, destacando suas variações históricas e correlações sociais.