A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Vai terminar em pizza? Omar Aziz é indicado para presidir CPMI do INSS

A decisão foi confirmada por líderes governistas e de oposição.

Por Jonas Souza

29/05/2025 às 19:24 - Atualizado em 29/05/2025 às 23:20

Notícias de Política – O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi escolhido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão foi confirmada por líderes governistas e de oposição. A definição dos demais membros do colegiado ainda está pendente.

PUBLICIDADE

Leia mais: Presidente do TCE-AM participa de lançamento de revista e anuário sobre segurança pública no Amazonas

A CPMI foi motivada por uma série de reportagens partir de dezembro de 2023, que expuseram um esquema de arrecadação bilionária por meio de descontos indevidos nas aposentadorias. Segundo o portal, em um ano, as entidades envolvidas arrecadaram cerca de R$ 2 bilhões, enquanto respondiam a milhares de processos por fraudes na filiação de segurados.

As denúncias resultaram na abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e reforçaram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 reportagens do Metrópoles foram citadas pela PF na representação que culminou na Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril. A operação provocou a queda do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

A expectativa agora é que a oposição indique um relator crítico ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), repetindo a fórmula da CPMI do 8 de Janeiro, em 2023, quando a presidência ficou com o deputado Arthur Maia (União-BA), de centro-direita, e a relatoria com a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), de centro-esquerda.

PUBLICIDADE

Omar Aziz, atual líder do PSD — partido que divide com o PL a maior bancada do Senado — já presidiu, em 2021, a CPI da Covid, que investigou ações e omissões do governo Jair Bolsonaro durante a pandemia. Ele é apontado como possível candidato ao governo do Amazonas em 2026, cargo que já ocupou. Sua escolha para a presidência da CPMI do INSS ainda será oficializada.

A comissão terá 180 dias para funcionar, com a participação de 15 deputados e 15 senadores, além de igual número de suplentes. O requerimento de criação foi apresentado com 36 assinaturas no Senado e 223 na Câmara, liderado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT).

Curiosamente, mais da metade das assinaturas que garantiram a instalação da CPMI partiram de parlamentares da base do governo Lula, mesmo com o Planalto orientando contra a proposta.

Na Câmara, 113 dos apoiadores (50%) são de partidos que integram a base governista. O União Brasil lidera a lista com 35 assinaturas, seguido por PP (23), Republicanos (20), PSD (17), MDB (14) e PSB (4).

No Senado, o cenário é semelhante: 52% das adesões vieram de partidos com ministérios. O PP lidera com 5 assinaturas, seguido de Republicanos e União Brasil (4 cada), PSD (3), PSB (2) e MDB (1).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Parintins 2026

Festival de Parintins 2026: Arsepam reforça fiscalização no transporte hidroviário durante operação especial

Estimativa é que cerca de 100 mil passageiros utilizem embarcações para chegar a Parintins durante o período do festival.

há 42 segundos

Enquete

Com Neymar de volta, Brasil enfrenta a Escócia por vaga no mata-mata da Copa

Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira buscando confirmar classificação para a próxima fase do Mundial.

há 4 minutos

Copa do Mundo 2026

Brasil enfrenta Escócia em busca da liderança do grupo; confira a provável escalação

Seleção Brasileira encerra a fase de grupos da Copa do Mundo nesta quarta-feira (24), em Miami, com retorno de Neymar e desfalque de Raphinha.

há 7 minutos

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 8 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 8 horas