
Vereador do PT é preso em investigação sobre desvio de doações ao RIo Grande do Sul-Foto: Reprodução
Filipe Lang (PT), vereador e pré-candidato a prefeito de Palmares do Sul, foi preso em flagrante após o Ministério Público e a Polícia Civil encontrarem um revólver irregular em sua residência. A operação, parte de uma investigação sobre o desvio de doações destinadas às vítimas da enchente no município, também resultou na apreensão de celulares e R$ 15 mil. A informação foi divulgada pelo jornal Zero Hora.
A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em colaboração com a Polícia Civil. Além de Lang, a operação mirou outros alvos, incluindo o vereador Polon Backes de Oliveira (União Brasil), que é pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Lang, e um familiar de um dos vereadores. Esta operação é a segunda fase de uma investigação mais ampla.
PUBLICIDADE
Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em diferentes locais, incluindo o centro de Palmares do Sul e o Balneário de Quintão, regiões pertencentes ao município. As buscas resultaram em várias apreensões de documentos e materiais que serão analisados pelas autoridades.
O promotor Mauro Rockenbach destacou a gravidade das acusações em nota publicada no site do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS): “Tudo indica que foi uma doação para um pré-candidato no próximo pleito. E já temos provas de que parte destes donativos foi encaminhada para famílias não flageladas, conforme planilhas apreendidas.”
As investigações apontam para um esquema de desvio de recursos destinados a ajudar as vítimas das enchentes, com doações sendo direcionadas a famílias que não foram afetadas pela tragédia. Esta descoberta levanta preocupações sobre a integridade e o uso adequado dos donativos coletados em situações de emergência.
PUBLICIDADE
Redação AM POST