- Foto: Reprodução
Redação AM POST
Cerca de 23 vereadores assinaram, nesta segunda-feira (17), um requerimento contra a mudança no artigo 17 do Regimento Interno para que o atual presidente do parlamento, David Reis (Avante), concorra a reeleição. A manobra estava sendo articulado por vereadores aliados do político.
PUBLICIDADE
“Vitória da democracia, da moralidade e do cumprimento das leis. Seguimos para a escolha do novo presidente”, escreveu nas redes sociais o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos), que foi um dos que assinou o requerimento.
Na semana passada, quando a manobra começou a ser articulada na CMM, Carpê foi o primeiro vereador a se colocar contra e afirmou que se o documento em favor da mudança do Regimento Interno chegasse até ele, seria rasgado.
O presidente David Reis apresentou um documento coletando assinaturas dos vereadores que apoiavam a sua reeleição no plenário da CMM. Porém, para ser reeleição Reis precisaria apresentar uma emenda mudando o Artigo 17 do Regimento Interno, uma vez que a reeleição do cargo nas Câmara Municipais do país é proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O vereador Rodrigo Guedes considerou a manobra de David Reis uma ameaça à democracia.
PUBLICIDADE
Como forma de combater o golpe, Guedes lançou sua candidatura à Presidência da Casa e defendeu a atuação da Câmara como poder independente do Executivo Municipal.
Entre os vereadores que assinaram o documento estão: Amom Mandel (Cidadania), Bessa (Solidariedade), Capitão Carpê (Republicanos), Diego Afonso (UB), Everton Assis (UB), Glória Carrate (PL), Ivo neto (Patriota), Jaildo Oliveira (PCdoB), João Carlos (Republicanos), Marcelo Serafim (Avante), Márcio Tavares (Republicanos), Peixoto (PROS), Raiff Matos (DC), Rodrigo Guedes (Republicanos), Rosivaldo Cordovil (PSDB), Wallace Oliveira (PROS), William Alemão (Cidadania) e Yomara Lins (PRTB).