A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Eduardo Girão critica indicação de Omar Aziz para presidir CPMI do INSS e relembra falhas da CPI da Covid

Girão abriu os trabalhos com críticas à indicação de Aziz para a presidência da comissão.

Por Jonas Souza

20/08/2025 às 14:05 - Atualizado em 20/08/2025 às 15:29

 
Notícias de Política – A instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, criada para investigar fraudes bilionárias contra aposentados da Previdência, foi marcada por embates entre os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Omar Aziz (PSD-AM), na manhã desta quarta-feira (20/08).

PUBLICIDADE

Leia mais: MP instaura inquérito civil para investigar falhas na emissão de carteiras de identidade em Parintins

Girão abriu os trabalhos com críticas à indicação de Aziz para a presidência da comissão. O parlamentar cearense pediu aos colegas que não apoiassem o nome do senador amazonense para conduzir as investigações.

“Já fui presidido pelo senador Omar Aziz na CPI da Pandemia, que o país inteiro acompanhou. E não percebi nenhuma imparcialidade do presidente naquele momento. Respeito a pessoa, mas a condução foi muito ruim”, declarou Girão.

Em resposta, Omar Aziz rebateu as acusações e afirmou não estar preocupado em assumir o comando da CPMI. Segundo ele, o objetivo da comissão deve ser a apuração das denúncias, e não disputas pessoais.

PUBLICIDADE

“Ser presidente de uma CPMI, para mim, não é o fim do mundo ser ou não ser. Aqui não deve ser uma guerra de narrativas. Nosso papel é investigar, e não faltar com a verdade, como é de costume o senador Girão”, afirmou.

O senador do Amazonas ainda pediu mais respeito nas declarações do colega. “A obrigação nossa aqui é apurar com profundidade. Acho que o senador Girão extrapola um pouco quando personaliza as coisas. Respeito é bom e todo mundo gosta. E caldo de galinha não faz mal a ninguém, viu Girão”, disse Aziz.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Esporte

Entidade antirracismo pede retirada de árbitro da Copa após gesto supremacista antes de jogo da Alemanha

Organização que monitora discriminação no futebol afirma que sinal exibido por profissional australiano pode estar ligado a grupos extremistas.

há 10 minutos

Mundo

Perseguição religiosa? Regime chinês detém líderes cristãos durante culto em igreja protestante

Congregação afirma que pessoas, incluindo crianças, foram abordadas durante operação em igreja não reconhecida pelo governo chinês.

há 43 minutos

Brasil

Próximo presidente poderá remodelar tribunais superiores com até 21 indicações até 2031

Entre os tribunais superiores, o Supremo será o mais impactado pelas mudanças.

há 1 hora

Brasil

Delação de Vorcaro citava Moraes e contrato milionário com escritório de advogada, diz relatório rejeitado pela PF

Fundador do Banco Master teria relatado contratos firmados com escritório da advogada Viviane Barci durante negociações.

há 1 hora

Amazonas

ADS divulga calendário das Feiras de Produtos Regionais com 10 edições em Manaus

Programação acontece entre terça-feira e domingo com oferta de frutas, verduras, hortaliças e produtos artesanais produzidos por agricultores amazonenses.

há 1 hora