Notícias de Política – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta quinta-feira (13/2) que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) será realizada integralmente em Belém, no Pará. A declaração foi feita durante visita do presidente à cidade, onde ele também vistoriou obras em locais que vão receber o evento.
A escolha de Belém como sede da COP30 havia gerado especulações sobre a possibilidade de fatiar as reuniões em cidades com mais estrutura para receber grandes eventos. No entanto, o presidente Lula garantiu que a conferência será realizada integralmente em Belém, “seja do jeito que for”.
PUBLICIDADE
O presidente também destacou que não vai “enfeitar a cidade” para impressionar as autoridades estrangeiras. “Que Belém seja do jeito que for. Que o povo seja do jeito que for, é aqui. Eles têm que saber quanto dói uma picada de carapanã. Têm que saber que aqui é um povo alegre, feliz, trabalhador. Temos pobres, mas temos orgulho”, disse.
Um dos maiores desafios para a organização da COP30 é a acomodação das autoridades que desembarcarão no Brasil em novembro. Segundo cálculo do governo, são esperados cerca de 45 mil a 50 mil negociadores, além de outras 50 mil pessoas que circularão em outras agendas.
Para contornar o problema da capacidade dos hotéis em receberem negociadores que estão acostumados com hospedagens de alto padrão, o governo busca alternativas, como a construção de um hotel modular e o uso de navios de cruzeiro para hospedagem dos participantes.
PUBLICIDADE
A visita do presidente Lula a Belém também serviu para reforçar a importância da COP30 para o Brasil e para o mundo. A conferência é considerada um marco importante na luta contra as mudanças climáticas e deve contar com a participação de líderes de todo o mundo.