O presidente Lula (PT) foi alvo de vaias nesta segunda-feira (5), durante um ato oficial em Santiago, Chile, em que ele depositava uma oferenda floral no monumento em homenagem ao general Bernardo O’Higgins.
Imagens transmitidas pelo próprio Governo Federal mostra o momento em que o mestre de cerimônias anunciou a presença Lula, que foi recebido com hostilidade.
PUBLICIDADE
Lula estava acompanhado pelos ministros de Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Saúde, Nísia Trindade; da Agricultura, Carlos Fávaro; e o assessor especial Celso Amorim. Apesar das tentativas dos ministros de abordar os manifestantes, Lula não deu nenhuma resposta ao protesto.
A visita de Lula ao Chile, que tem como objetivo discutir temas de interesse mútuo, como comércio e questões políticas da região, também inclui a possibilidade de uma conversa com o presidente chileno Gabriel Boric sobre a crise na Venezuela. No entanto, esse assunto não está oficialmente na agenda. Boric, crítico da reeleição de Nicolás Maduro, contrasta com a postura diplomática de Lula.
Redação AM POST