A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Vídeo: Plínio Valério reprova e critica governo por atraso em seguro-defeso a pescadores

O senador lembrou que, no último período de defeso, mais de 1,2 milhão de pescadores receberam o benefício.

Por Jonas Souza

26/12/2024 às 21:26 - Atualizado em 26/12/2024 às 21:31

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou duramente o governo federal pelo atraso no pagamento do seguro-defeso, benefício fundamental para os pescadores artesanais brasileiros. O parlamentar destacou que problemas nos cadastros deixaram milhares de pescadores sem renda durante o período de defeso, quando a pesca é proibida para garantir a reprodução dos peixes.

PUBLICIDADE

O seguro-defeso é um auxílio equivalente a um salário mínimo pago pelo INSS, que garante a subsistência dos pescadores de pequeno porte. No entanto, o atraso no pagamento das primeiras e segundas parcelas deixou essas famílias em situação de vulnerabilidade.

“O governo federal mais uma vez está desamparando os pescadores artesanais de todo o país”, afirmou Plínio Valério. “Não é possível que, em um ano, não tenham sido resolvidos os problemas de cadastro. Com esse atraso nos cadastros, milhões de trabalhadores ficam passando necessidades extremas no período do defeso, ameaçando até a segurança alimentar.”

O senador lembrou que, no último período de defeso, mais de 1,2 milhão de pescadores receberam o benefício. Ele cobrou providências imediatas do governo federal para resolver o problema e garantir a dignidade dessas famílias.

Para ter direito ao seguro-defeso, os pescadores artesanais devem atender a critérios específicos, como exercer a atividade pesqueira de forma ininterrupta, estar inscrito no Registro Geral de Pesca (RGP) há pelo menos um ano e não receber outros benefícios previdenciários ou assistenciais ¹. Além disso, eles precisam comprovar o recolhimento da contribuição previdenciária referente à comercialização da sua produção.

O atraso no pagamento do seguro-defeso não é um problema isolado. Em estados como o Ceará, os pescadores artesanais estão enfrentando dificuldades para sobreviver durante o período de defeso ². A liberação do recurso, que deveria iniciar em janeiro, ainda não começou, deixando cerca de oito mil pescadores sem trabalho.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Festival de Parintins 2026 muda posição dos jurados no Bumbódromo após decisão de Caprichoso e Garantido

Cabines deixam as laterais da arena e passam para área central durante as três noites de disputa.

há 21 minutos

Manaus

PF prende foragido investigado por estupro de vulnerável ao tentar embarcar em voo em Manaus

Homem tinha mandado de prisão preventiva em aberto e foi localizado durante fiscalização no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

há 47 minutos

Amazonas

Emenda do deputado Mário César Filho garante trator para fortalecer agricultura em Apuí

Equipamento deve ampliar produção rural e apoiar famílias da principal fronteira agrícola do estado.

há 1 hora

Manaus

Carreta é flagrada em alta velocidade e manobras perigosas na Ponta Negra, em Manaus

Carreta é flagrada em alta velocidade e manobras perigosas na Ponta Negra, em Manaus.

há 1 hora

Amazonas

Incêndio de grandes proporções destrói casa em Tefé; moradores registram cena de desespero

Fogo consumiu completamente residência no bairro Abial; não houve feridos, mas imóvel foi perdido.

há 2 horas