Rondônia

Rondônia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bezerra com duas cabeças nasce morta em propriedade rural de Rondônia; caso raro intriga especialistas

O caso gerou curiosidade e foi analisado por especialistas da área.

Por Natan AMPOST

01/05/2025 às 13:02

Notícias de Rondônia – Uma ocorrência rara chamou a atenção de moradores da zona rural de São Miguel do Guaporé, em Rondônia, na última semana. Uma bezerra nasceu com duas cabeças em uma propriedade localizada na linha 74 Sul. O animal, que já estava morto no momento do nascimento, apresentava uma anomalia congênita chamada dicefalia, uma forma rara de má formação fetal.

PUBLICIDADE

O parto foi conduzido pelo médico veterinário Lucas Thaler, que identificou o problema ainda durante a palpação na vaca gestante. Em entrevista ao G1, ele apontou a ausência de movimentos do feto e a posição atípica dentro do útero já indicavam uma possível complicação no nascimento. O caso foi classificado como distócia — um tipo de parto anormal, que exige cuidados especiais.

Mesmo diante da anomalia, Lucas optou por realizar o parto de forma natural, evitando uma cesariana. “Apesar da complexidade, havia espaço suficiente para a saída do feto. Foi um procedimento demorado e que exigiu muito esforço da vaca e da equipe que acompanhava o trabalho de parto”, relatou o veterinário.

Felizmente, a vaca sobreviveu ao processo e vem recebendo cuidados pós-parto. Ela está sendo medicada com analgésicos e antibióticos para o controle da dor e prevenção de infecções, e apresenta boa recuperação até o momento.

Diprosopia

PUBLICIDADE

O caso gerou curiosidade e foi analisado por especialistas da área, como o professor Elvino Ferreira, pesquisador da Universidade Federal de Rondônia (Unir). De acordo com ele, a má formação registrada na bezerra é uma condição conhecida como diprosopia, ou “duas faces”, que se caracteriza pela duplicação de partes da cabeça.

Segundo o pesquisador, essa condição pode ocorrer de duas formas: a completa, em que há duas cabeças com colunas vertebrais distintas, e a incompleta, quando há apenas a duplicação parcial de estruturas do rosto. No caso de São Miguel do Guaporé, tratava-se de dicefalia bovina, uma variação da anomalia, em que a duplicação é craniofacial, mas com apenas um pescoço e corpo.

A origem de condições como essa ainda é alvo de estudos, mas acredita-se que fatores genéticos sejam os principais responsáveis. Anomalias como a dicefalia são extremamente raras em bovinos e, quando ocorrem, geralmente resultam na morte do feto antes ou logo após o nascimento.

Apesar do impacto visual e da comoção gerada pela imagem do animal com duas cabeças, especialistas reforçam que a ocorrência é um fenômeno natural, ainda que incomum. Casos assim não representam riscos à saúde humana, nem se relacionam com práticas de manejo ou alimentação dos animais na fazenda.

*Com informações do G1

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Justiça declara greve dos rodoviários abusiva e determina 80% da frota nos horários de pico em Manaus

TRT-11 concedeu liminar ao Sinetram e fixou multa de R$ 120 mil por hora caso a determinação não seja cumprida pelo Sindicato dos Rodoviários.

há 4 horas

Polícia

Rocam apreende drogas, balança de precisão e dinheiro após suspeitos fugirem em Manaus

Dupla abandonou o material ao perceber a chegada da polícia no bairro Dom Pedro, na zona Centro-Oeste da capital.

há 5 horas

Brasil

Eduardo Bolsonaro obtém green card nos EUA em meio a tensão diplomática e investigação no STF

Documento concede residência permanente ao deputado licenciado nos Estados Unidos.

há 5 horas

Manaus

Salazar é acusado de capacitismo após dizer a mãe para “amarrar” filho com transtorno mental

Declarações do vereador durante abordagem a uma família repercutiram nas redes sociais.

há 6 horas

Amazonas

Norte lidera crescimento do eleitorado brasileiro para as eleições de 2026

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a Região Norte foi a que mais cresceu proporcionalmente em número de eleitores desde as eleições de 2022.

há 6 horas