Rondônia

Rondônia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ex-advogado condenado por estuprar e engravidar a filha é excluído da OAB em Rondônia

O crime ocorreu em 2014, quando o homem, que também era ex-policial, violentou a filha.

Por Jonas Souza

29/08/2025 às 15:21

Notícias de Rondônia – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) decidiu, neste mês, pela exclusão de um advogado condenado a 18 anos de prisão por estuprar e engravidar a própria filha de 11 anos. A decisão foi unânime e teve como objetivo preservar a ética e a moral da advocacia.

PUBLICIDADE

Leia mais: Conselheiros do TCE-AM participam do encerramento da Semana “Solo Seguro Amazônia”

O crime ocorreu em 2014, quando o homem, que também era ex-policial, violentou a filha. A condenação transitou em julgado em 2016, mas, segundo a OAB-RO, a instituição só foi oficialmente comunicada sobre a decisão judicial em 2023, devido a um erro do cartório. Assim que recebeu a informação, a Ordem instaurou um processo administrativo que resultou na penalidade máxima prevista no Estatuto da Advocacia.

A relatora do caso, Joilma Schiavi, explicou que o réu teve direito à ampla defesa e ao contraditório antes da decisão final. “A Ordem reafirma, a cada julgamento, o compromisso com a classe e com a sociedade de manter em seus quadros advogados que observam os princípios éticos e morais, preservando a credibilidade da advocacia”, destacou.

A defesa do condenado alegou que ele já estaria reabilitado para o exercício da profissão, mas o argumento não foi aceito. Atualmente, o ex-advogado cumpre pena em regime semiaberto, monitorado por tornozeleira eletrônica.

O caso expõe um problema grave: Rondônia está entre os estados com maior índice de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. De acordo com estudo divulgado pelo Unicef e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estado lidera o ranking na Amazônia Legal, com índices duas vezes superiores à média nacional.

PUBLICIDADE

Em Porto Velho, capital rondoniense, a taxa chega a 259,3 casos por 100 mil crianças e adolescentes, a mais alta entre as capitais da região. As principais vítimas são meninas entre 10 e 14 anos, majoritariamente negras, vivendo em áreas rurais. A maioria dos crimes acontece em casa e os agressores são, na maior parte, familiares próximos.

Como denunciar

Crimes contra crianças e adolescentes podem ser denunciados por diferentes canais, com garantia de sigilo e atendimento 24 horas:

  • Disque 100 – canal do Ministério dos Direitos Humanos

  • Conselho Tutelar – presente em todos os municípios

  • Ministério Público de Rondônia (MPRO) – por meio da Ouvidoria online

  • Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), em Porto Velho

  • Polícia Militar (190) – em casos de emergência

A exclusão do advogado é considerada a sanção mais grave aplicada pela OAB e reforça o entendimento de que crimes infamantes e violações éticas não são compatíveis com o exercício da advocacia.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Política

Jair Souto defende desburocratização e fortalecimento do interior no AM POST Entrevista; vídeo

Ex-prefeito de Manaquiri afirma que pretende levar sua experiência em gestão municipal para a Assembleia Legislativa.

há 4 horas

Manaus

Corpo de Bombeiros confirma fim do vazamento de estireno na Innova e aponta reação química espontânea como causa preliminar

Comandante-geral da corporação afirmou que o vazamento foi controlado e que equipes permanecem resfriando o tanque para evitar nova elevação da temperatura.

há 5 horas

Polícia

Ataque brutal: homem é roubado e espancado até perder a consciência na Zona Leste de Manaus

A vítima teria sido atacada e roubada por um grupo de criminosos enquanto passava pela região.

há 6 horas

Manaus

Vazamento de estireno em Manaus: saiba quais são os efeitos do gás no organismo

Especialistas explicam que a substância pode provocar irritação, tontura e náusea, principalmente em pessoas expostas a altas concentrações.

há 6 horas